1968: os primeiros surfistas na Nazaré – antes de McNamara

Muito antes da chegada do famoso surfista à praia do Norte, já os americanos tinham descoberto a Nazaré. Na verdade, Garrett McNamara teria apenas 1 ano quando as ondas da região foram descobertas por três surfistas dos EUA. Veja as imagens na fotogaleria, do arquivo do Diário de Notícias, e o vídeo abaixo, excerto de um documentário.

Garrett McNamara colocou a Nazaré no mapa do surf mundial em novembro de 2011 ao surfar uma onda com 23,8 metros. Para alguns nazarenos, a bravia do norte-americano ao bater este recorde mundial faz relembrar a bravia com que no passado os pescadores locais enfrentavam o mar sem quaisquer condições de segurança.

A verdade é que a Praia do Norte sempre foi um tema tabu para muitos nazarenos, pois foi lá que muitos perderam familiares. Tudo mudou a partir do momento em que, em 2005, o nazareno Dino Casimiro convidou McNamara a vir surfar no Hawaii da Europa. Cinco anos depois, e na sequência de vários contactos entretanto, o norte-americano aceitou finalmente o desafio e em 2011 obteve a proeza que todos reconhecemos. A Nazaré chegou a milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Documentário filmado em 1968

Este é um resumo da história recente do surf na vila piscatória portuguesa, mas, e se lhe dissermos que McNamara tinha apenas um ano quando se começou a surfar na Nazaré? Foi lá que, em 1968, Jim Freeman, Greg MacGillivray e Michael D. Margulies filmaram Follow Me, um documentário sobre surf em vários locais do planeta. E digamos que os protagonistas Bob Purvey, Claude Codgen e Mary Lou McGinnis foram, provavelmente, os primeiros surfistas a apanhar ondas na Nazaré, como se vê neste vídeo abaixo.

O documentário acompanha as viagens destes três surfistas pelo mundo, tendo a Nazaré sido escolhida como um dos melhores spots em Portugal. As imagens mostram essas aventuras, a interação com as gentes locais e, no fim do filme, ouve-se perfeitamente: “Na Nazaré era como ter o oceano todo só para nós”.

Veja o vídeo abaixo:

a carregar...

Peça originalmente publicada a 2 de Agosto de 2018




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend