Imagem do dia: Casas do Lupo, entre o rústico e o moderno

A piscina das Casas do Lupo, na Lapa do Lobo, em Nelas. (Fotografia: Fernando Marques)
Há locais onde apetece estar. E as Casas do Lupo, em Nelas, é seguramente um desses sítios. É esta a sugestão da Evasões para hoje.

Nasceu como casa de família e assim se manteve: embora se tenha aberto a hóspedes há três anos, a até então morada de férias da família Torres não deixou que esse aconchego de aldeia se diluísse em pretensões de sofisticação urbana. Há linhas contemporâneas que se fundem com paredes de pedra rústica, e mobiliário moderno a coexistir com móveis antigos, mas aquilo que melhor define as Casas do Lupo é o seu charme rural.

Enquanto outubro se mantiver morno, a piscina rodeada de oliveiras e providenciais espreguiçadeiras é o sítio onde mais apetece estar, como a imagem deixa adivinhar. Mas logo que o outono se faça sentir, outros atrativos lhe tomam o lugar, entre eles a sala com tetos de madeira e lareira acesa que espreita ao fundo, por detrás da icónica varanda pendurada da parede de granito. Lá fora, entretanto, pelas ruas empedradas, o cheiro de outras lareiras acesas ajuda a compor o ambiente, para que não restem dúvidas. É este o charme da aldeia.

Casas do Lupo
Terreiro do Antunes, Lapa do Lobo (Nelas).
Tel.: 232673441.
Web: casasdolupo.com.
Preço: Quarto duplo a partir de 100 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Leia também:

8 restaurantes de cozinha tradicional em Viseu
Copos e aconchego entre amigos em bar de Viseu
Crítica de restaurante: Mesa de Lemos, Viseu