Em Montalegre, a Casa Avó Chiquinha junta ambiente familiar e vistas serranas

Casa Avó Chiquinha. (Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)
No alto da vila raiana de Montalegre, em Trás-os-Montes, a Casa Avó Chiquinha junta nove quartos, jardim com piscina aquecida e vista para o vale do rio Cávado e a Serra do Gerês.

No topo da vila raiana de Montalegre, em Trás-os-Montes, as manhãs começam da melhor forma, com vista desafogada sobre o vale do rio Cávado e a Serra do Gerês. É este o cenário que dá os bons dias quer do jardim, quer da maioria dos quartos desta casa de campo que abriu portas há mais de meia década.

Peças de mobiliário recuperado, castiçais antigos, ramos de flores secas, colchas em linho, cadeirões de verga, loiças de Bordallo Pinheiro e cobertores de papa a revestir cabeceiras de cama fazem da Casa Avó Chiquinha uma boa alternativa para quem procura um alojamento rústico, rodeado de natureza e longe de confusões.

A Casa Avó Chiquinha abriu em Montalegre há mais de meia década.

Nesta casa, podem alugar-se só o quarto, um piso inteiro ou a totalidade da casa.

Ao longo de dois pisos, existem nove quartos duplos (todos com altos janelões que deixam entrar muita luz natural), duas salas de estar equipadas com sofás e lareira e ainda duas kitchenettes, que permitem uma mão-cheia de dinâmicas para quem aqui dorme, sejam casais ou famílias grandes: pode alugar-se apenas o quarto, um piso inteiro ou a casa na sua totalidade.

Nesta antiga casa de família – gerida por dois irmãos, Francisco e Paulo Gonçalves, que também contam com a marca de vinhos local Mont’Alegre -, a zona exterior é um dos seus ex-líbris. A começar pela dimensão, conseguindo albergar zona de churrasco, mesas para petiscar, roseiras e árvores e a piscina exterior aquecida e panorâmica, a melhor amiga dos dias mais frescos. A piscina e o jardim são também o melhor local para assistir ao por-do-sol, que se deita atrás do vale do rio Cávado.

A piscina exterior aquecida, situada no quintal da casa e com vista panorâmica.

Pela casa, há várias opções de passar o tempo em qualidade, ora com mesas de xadrez, ora de bilhar. Se apetecer dar uma volta pelas redondezas, podem alugar-se bicicletas de forma gratuita e organizam-se piqueniques pela Serra do Larouco, com cesta de produtos e vinho à mistura.

 

Um local para visitar nas proximidades:

Um antigo professor de música resolveu mudar de vida e deu seguimento à paixão antiga pela lã pura da Serra da Estrela. Desde 2016 que Carlos Medeiros abriu, no centro de Montalegre, a Oficina do Burel, loja onde vende peças de roupa e acessórios para todas as idades, confecionadas por si. Das tradicionais capuchas (capas de pastor) a saias, casacos, calções, malas, almofadas ou colares, a imaginação é o limite.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend