Outubro é mês das crianças improvisarem em cima do palco

(Fotografia de Pedro Correia/GI)
A partir deste outubro, a Companhia da Chaminé, em Campo de Ourique, arranca com sessões de teatro de improviso para crianças. Cada uma dá oportunidade aos pequenos de trabalhar uma peça durante duas horas e meia e apresentá-la aos pais.

Chamam-se happenings, mas traduzindo podem ser «aulas avulso ou encontros em que um grupo de crianças se junta para ensaiar uma peça». Assim explica Mariana Amaral, a atriz-encenadora e também diretora da Companhia da Chaminé. Desde 2005 organiza atividades de teatro para adultos e crianças, mas desde há dois anos fixou-se em Campo de Ourique com o nome do novo espaço criativo. É na Rua Coelho da Rocha que a equipa da Chaminé dá aulas fixas de teatro para a adolescência, para adultos, e agora, é onde acontecem também os happenings.

A ideia passa por trabalhar o improviso em crianças dos 4 aos 10 anos, em sessões que duram apenas uma manhã e que acontecem em data a combinar, mas sempre ao fim de semana. «Cada vez as famílias são mais ocupadas e queria ter uma atividade que não obrigasse os pais a um compromisso», começa por adiantar Mariana. «Os happenings vão acontecer em vários fins de semana por mês, mas em cada sessão os miúdos aprendem e ensaiam uma história», continua.

O próximo já tem data definida e acontece a 14 e 15 de outubro com a interpretação de Zog, uma obra de Julia Donaldson sobre dragões. Basta levar os miúdos à companhia pelas 10h00 e voltar para assistir a uma peça improvisada duas horas e meia depois. Fora da vista dos pais, haverá tempo para conhecer a história, os cenários e a banda sonora, mas também treinar e experimentar os adereços. A meio, há tempo para uma pausa doce com pipocas e fruta. Os nervos ficam à porta.

 

Companhia da Chaminé
Morada: Rua Coelho da Rocha, 69, Lisboa (Campo de Ourique)
Tel.: 917930468
Preço: 20 euros