Lisboa dos pequeninos

A capital portuguesa é palco das mais diversas atividades para fazer com os mais pequenos, oferecendo uma alternativa refrescante aos típicos dias passados na praia ou no campo.

Encontrar locais diferentes e atividades que estimulem as crianças lá de casa pode ser um desafio. Desafio igual é o de conseguir tirá-los dos ambientes virtuais para embarcar numa aventura no mundo real. Mas isso não significa que não encontre a saída perfeita, especialmente quando há toda uma cidade por descobrir (mesmo que seja a cidade onde se vive).

Para uma mudança de “ares” face aos já conhecidos ambientes da praia e do campo, nada melhor que dar a conhecer aos mais novos a Lisboa dos pequeninos com atividades que dão vontade de escalar paredes e de fazer grandes dramas, literalmente. Pronto para se pôr sobre rodas nesta aventura?

Pegue nos seus filhos e faça-se à estrada pela cidade das sete colinas até chegar a Marvila. Passeie pelo bairro da moda e descubra nesta freguesia as maravilhas de um local repleto de talento e criatividade que tem rejuvenescido num espaço que estava escondido entre o Parque das Nações e Santa Apolónia.

Marvila, um bairro que acelera a toda a velocidade no seu processo de renovação sem precisar do turismo como motor, é também o local que vai meter o seu filho a escalar paredes no primeiro rocódromo de Lisboa, o Vertigo Climbing Center. Enquanto os mais pequenos escalam pela parede fora, pode aproveitar para “escalar” a vista para o rio na esplanada que o local tem para oferecer.

Claro que, para além da segurança na altura de escalar paredes, também é importante preparar o carro para os imprevistos da circulação pelos meios urbanos. Até porque para além do seu filho, também travões afinados e a suspensão do seu carro são postos à prova. Se para si a segurança passa por não sair de um lugar sem todos terem os cintos colocados, garanta que o seu carro também está protegido da melhor forma através do simulador seguro auto, até porque circular com crianças dentro do carro traz sempre uma responsabilidade acrescida.

 

Para uma mudança de “ares” face aos já conhecidos ambientes da praia e do campo, nada melhor que dar a conhecer aos mais novos a Lisboa dos pequeninos com atividades que dão vontade de escalar paredes e de fazer grandes dramas, literalmente.

A segurança anda de carro connosco

Mesmo em deslocações de curta duração dentro das cidades, existem algumas medidas de segurança a ter em consideração na hora de viajar com os mais pequenos.

– As crianças devem circular sempre no banco de trás oposto ao do condutor
– Para além de estarem sentados na cadeira adequada, deve colocar o cinto de segurança ou isofix
– Coloque um espelho por baixo do retrovisor que permita ver o seu filho sem ter de olhar para trás, diminuindo as distrações
– Comunique de forma clara e calma qual o comportamento que espera das crianças, e o porquê de ser importante a colaboração deles para a sua condução
– Use as ferramentas de segurança do seu veículo pensadas para as crianças, nomeadamente o bloqueio da abertura das janelas e das portas
– Só crianças com mais de 12 anos ou mais de 135 centímetros é que podem ser transportados no banco da frente

Quer tomar banho com a Rainha de Inglaterra?

De Marvila para a Rua da Madalena, vai encontrar a loja que vai fazer qualquer geração perder-se lá dentro. Não olha a idades, géneros ou banheiras, o que lá vai encontrar pode fazê-lo percorrer a sua estrada das memórias e escolher com o seu filho o melhor pato de borracha, seja ele a rainha de Inglaterra, o Darth Vader ou até um unicórnio… Apostamos que nunca se imaginou a tomar banho com eles.

E se os banhos dos pequenos parecem mais tranquilos na companhia do seu pato preferido, também importa lembrar que tranquilas devem ser as viagens. Estabeleça um diálogo calmo com as crianças e vá servindo de guia turístico na cidade para evitar os “já chegámos” que muitas vezes tornam a condução dos adultos um pouco mais irregular. Para além disso, não esqueça o seguro auto certo para fazer face aos imprevistos das grandes cidades, garantindo a melhor assistência em viagem quando conduz com os mais pequenos no carro, para que não seja preciso criar mais dramas do que os que estão na agenda.

Uma agenda que tem como último ponto de paragem Belém. Um dos locais mais emblemáticos da capital portuguesa e também uma das zonas mais tranquilas junto ao rio, Belém está repleto de história, arte e alma portuguesa. Não encena aventuras, nem vistas, mas pode dar asas à representação e criatividade dos mais novos. O Teatro Luís de Camões vai ser a escolha ideal para terminar o dia, deixar a criatividade dos seus filhos a andar sobre rodas, com a representação a ser o palco e o seu filho o protagonista.


Alpinistas, amigos de banheira dos mais improváveis patos ou vultos de peso do teatro, os seus filhos podem fazer e ser tudo, sem terem de sair da cidade. E os pais, que os acompanham com toda a segurança (e com um certo grau de inveja, confesse), certamente vão sentir que esta é uma escapadinha urbana que abre todo um novo mundo para a família.

Saiba todos os locais por onde esta iniciativa passou aqui!

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend