SOI – Asian Street Food, em Lisboa, estreia jantares vinícolas

Um dos pratos que vão estar disponíveis nos jantares vínicos do SOI - Asian Street Food, em Lisboa. (Fotografia: DR)
O SOI – Asian Street Food, restaurante de comida de rua asiática do Grupo SushiCafé, em Lisboa, incluiu quatro novos vinhos na carta de bebidas e, para os promover em comunhão com a comida do chef Maurício Vale, organiza dois jantares vínicos. O próximo, e último, é dia 29 de abril e terá vinhos de talha de um produtor alentejano em destaque.

Uma estreia em dose dupla. Foi desta forma que o SOI – Asian Street Food, restaurante do grupo SushiCafé em Santos, se estreou nos jantares vínicos. A iniciativa, pensada entre o grupo de restauração e a Vinalda, distribuidor que representa os vinhos em questão, visa atribuir uma dimensão mais palpável aos quatro vinhos que recentemente entraram para a carta de bebidas do SOI.

Um dos vinhos em destaque é o 6.000 a.c. Pet-Nat, disponível em branco e rosé. O nome pet nat refere-se ao processo de fermentação natural do vinho na garrafa, algo que os franceses chamam “pétillant naturel”. O vinho fermenta cerca de 18 dias dentro da garrafa e quando é aberto apresenta o seu gás natural, sem lhe ter sido adicionado gás carbónico. E não é filtrado, o que faz com que acumule as borras da fermentação, depositadas no fundo.

(Fotografia: DR)

O nome do vinho refere-se à antiguidade que se atribui ao aparecimento do vinho no mundo. Além destes, a carta de vinhos do SOI passou a incluir o Ponte da Barba Loureiro Premium (branco) e o Fedelho Vinhão Premium, 100% vinhão, uma casta pela qual a região – integrada na sub-região do Vale do Lima -, foi durante muito tempo conhecida. Os jantares destacam também os vinhos XXVI Talhas Palhete do Tareco e XXVI Talhas Branco do Tareco.

“Associar o vinho ao serviço” é o objetivo principal dos jantares vínicos do SOI. O primeiro decorreu dia 16 de abril, com o vinho 6.000 a.c. Pet-Nat rosé (100% espadeiro) a acompanhar um caril de cordeiro com romã, massaman e leite de coco com pickles de abóbora fumada, vegetais da estação e caju. A harmonização escolhida foi de contraste, explica Sérgio Pereira, da Vinalda, empresa consultora de vinhos dos restaurantes do grupo SushiCafé.

“A cozinha vietnamita aposta muito nos doces, nos fermentados e nos cozidos e estes vinhos contrastam com acidez e secura, e menos álcool. O fermentado da cozinha oriental bate certo com vinhos onde o trabalho de fermentação vem ao de cima”, explica o responsável, que elaborou os casamentos vinho-comida em conjunto com o chef do restaurante, Maurício Vale.

 

(Fotografia: DR)

No jantar de 29 de abril, entrarão em cena vinhos de talha do produtor XXI Talhas, situado em Vila Alva, no Alentejo, e em cuja adega só há espaço para 26 talhas (XXVI em numeração romana). Estes vinhos, feitos como os romanos já os faziam, estagiam em contacto com as massas e as películas das uvas. A sugestão será harmonizar o XXVI Talhas Palhete do Tareco com tacos de alface com pastrami de picanha, kimchi de amendoim e ostras (criação que mistura técnicas de barbecue com influências da cultura coreana).

No mesmo dia, caso escolham o pad thai de camarão, prato nacional da Tailândia (massa de arroz salteada com ovo, tofu, tamarindo, rebentos de soja, coentros, pasta de camarão, amendoins e lima), os clientes poderão provar o XXVI Talhas Branco do Tareco. Todos os pratos estão na carta com o respetivo preço unitário, bem como os vinhos (disponíveis à garrafa e ao copo), pelo que os clientes podem conjugá-los com outros, a gosto.

(Fotografia: DR)

 

Já no jantar de dia 29 de abril (segunda-feira), quem aderir ao menu de degustação poderá experimentar “uma combinação de fermentações, ácidos e fumado através dos pastrami green tacos”. Trata-se de uma “criação que mistura técnicas de barbecue com influências da cultura coreana”, lê-se em comunicado. São tacos de alface com pastrami de picanha, kimchi de amendoim e ostras, servidos com o vinho XXVI Talhas Palhete do Tareco. No mesmo dia será servido também pad thai de camarão, prato nacional da Tailândia. A receita baseia-se em massa de arroz salteada com ovo, tofu, tamarindo, rebentos de soja, coentros, pasta de camarão, amendoins e lima. O vinho sugerido pela Vinalda será o XXVI Talhas Branco do Tareco.

O SOI – Asian Street Food está localizado na Rua da Moeda, 1C, no Cais do Sodré, em Lisboa, e recomenda fazer reserva prévia atendendo à limitação de lugares disponíveis. Os interessados podem fazê-lo através do número 91 289 53 91.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend