Já é conhecido o “Melhor pastel de nata de Lisboa”

Confeitaria Glória é a vencedora deste ano (Fotografia: DR)
A Confeitaria Glória, na Amadora, é a vencedora do concurso O Melhor Pastel de Nata de Lisboa. A final decorreu hoje, dia 25 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, nos Nirvana Studios, em Oeiras.
Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, a Padaria da Né e O Pãozinho das Marias. “Se estava a contar com a vitória? Sinceramente sim, pensei nisso. Este é um projeto novo que abriu em junho deste ano e é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, comenta João Castanheira, proprietário da Confeitaria Glória, em comunicado de imprensa. De lembrar que o ano passado foi a Casa do Padeiro que venceu a competição.

A avaliar a prova estiveram Wilson Honrado (Rádio Comercial), Catarina Amado (Edições do Gosto), Andreia Moutinho (Pasteleira), Domingos Soares Franco (Enólogo), António Marques Santos (Academia Portuguesa de Gastronomia), Teresa Castro (pasteleira), Isabel Zibaia Rafael (autora), David Jesus (cozinheiro e padeiro) e Maria Brito (gastrónoma).

Os membros do júri provaram os pastéis de forma cega, sem saberem a que estabelecimentos pertenciam, para que a avaliação fosse isenta. Durante o momento de avaliação foram pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”.

O desafio arrancou com a fase de inscrições, direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio na Área Metropolitana de Lisboa e prosseguiu com as provas de apuramento. A grande final reuniu 12 finalistas e aconteceu no Congresso dos Cozinheiros.

Os 12 estabelecimentos finalistas do Melhor Pastel de Nata 2023 foram:

Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa

Bread & Friends, Epic Sana Marquês,LisboaCafé Ponte da Várzea, Sintra

Castro – Atelier de Pastéis de Nata, Lisboa

Confeitaria Glória, Amadora

Padaria da Né, Damaia

Pastelaria 7 Desejos, Ericeira

Pastelaria Açúcar Café, Massamá

Pastelaria Aloma, Lisboa

Pastelaria Casa do Padeiro, Pontinha

Pastelaria O Pãozinho das Marias, Ericeira

Pastelaria Patyanne, Castanheira do Ribatejo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend