No Mini Sport, em Braga, as moelas são para saborear ao balcão (pelo menos uma vez)

Moelas, um clássico das tascas nacionais. (Fotografia de Gonçalo Delgado/Global Imagens)
É das combinações mais tipicamente portuguesas, seja ao almoço, como lanche reforçado, num jantar entre amigos ou como snack pela noite dentro. Em Braga, poucos desconhecem o Mini Sport. Uma experiência obrigatória.

Qualquer que seja a ocasião, é provável que, em Braga, a resposta vá dar ao Mini Sport, um restaurante típico no centro. E ainda que as francesinhas, as papas de sarrabulho e o bacalhau à moda do Minho sejam best-sellers, as moelas conquistam quase todos.

Servidas num prato que faz lembrar a casa da avó, a combinar com a decoração, as moelas chegam à mesa bem quentes e demolhadas num caldo líquido que dá de si apenas pelo cheiro. O aroma avinagrado será à partida denunciador do paladar que se seguirá. Em termos de textura, soma pontos numa das características mais difíceis de acertar quando se fala de moelas: são tenras. Em suma, acumulam em si todos os lados positivos deste prato sinónimo de Portugal.

E o valor deverá conquistar os indecisos. Um prato de moelas custa 2,50 euros. Por isso, esta iguaria, uma parte do sistema digestivo de alguns animais, é ideal para acompanhar um momento de refeição ou já fora de horas. Para viver a experiência de um verdadeiro tasco português, e aproveitando o ambiente informal e familiar que se vive no Mini Sport, recomendamos que o faça, pelo menos uma vez, ao balcão. De preferência, com um fino bem fresco.

Um ponto a considerar um roteiro de sabores tradicionais, em Braga.
(Fotografia de Gonçalo Delgado/Global Imagens)

O Mini Sport é um dos locais míticos da gastronomia tradicional em Braga. Com uma história que conta com alguns avanços e recuos, uma vez que já esteve fechado e reabriu, uma das datas apontadas como inicial deste negócio é 1990 – anuncia-o até a placa à entrada do espaço. Aqui, não há cerimónias no serviço, todos os clientes são tratados com simplicidade e num registo próximo. Será talvez esse o segredo – e também as moelas, claro – para uma das casas obrigatórias da cidade.


BEBIDA
O fino que nunca falha

Tal como se espera de um restaurante típico português, a escolha de um vinho da casa é segura. Ainda assim, para acompanhar o sabor intenso e levemente picante das moelas do Mini Sport, a bebida de eleição será o fino. Com a dose certa de álcool e de refrescante.

(Fotografia de Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Carvalhal, 38, Braga
Telefone
253 214 288
Horário
Das 10h às 00h. Encerra ao domingo.
Custo
() Prato de moelas, 2,50 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend