Segunda-feira, 19h30, e no interior envidraçado do Zumzum Gastrobar, em frente ao Jardim do Tabaco, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, já está tudo a postos para dar início ao quarto jantar do ciclo de 12 chefs convidados por Marlene Vieira para fazer “zum zum” na capital. Com o menu de degustação impresso em papel cor-de-rosa sobre as mesas e a DJ a pôr música, a equipa de sala dá início ao serviço, brindando os comensais com um cocktail de boas-vindas à base de Martini.
“A ideia é fazer zum zum com talentos que estão fora de Lisboa e têm restaurantes recentes, e cujo trabalho eu acompanho e conheço. A maioria de nós trabalha os produtos portugueses – de preferência locais – com técnicas internacionais e o objetivo é puxarmos uns pelos outros e dar a conhecer o trabalho dos nossos convidados”, explica à Evasões a chef Marlene Vieira, ao lado de João Guedes Ferreira, o profissional convidado para o último jantar, dia 8 de abril.
A anfitriã sabe de antemão os pratos que os chefs convidados vão levar para o menu, mas o contrário não acontece, o que coloca um desafio aos cozinheiros. “O objetivo é que tragam pratos que são ex-libris nos seus restaurantes, ou com produtos da época. Eu também faço pratos que estão fora da carta do ZumZum, para me pôr e à minha equipa à prova. Os meus cozinheiros querem aprender”, continua Marlene Vieira. O desafio é escolher que pratos fazer.
Cada menu é composto por oito momentos (dois snacks, duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas, um da autoria de cada chef) e inclui harmonização vínica, pelo valor de 85 euros/pessoa. As criações refletem sempre a cozinha do convidado e de Marlene Vieira, esta traduzida numa abordagem contemporânea às “viagens dos navegadores portuguese”. A anfitriã compromete-se a percorrer o país, a Madeira e os Açores, tendo já recebido Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora, em novembro), Catarina Nascimento (83 Gastrobar, Chaves, em janeiro) e Aurora Goy (Apego, Porto, em fevereiro).
O menu servido no dia 8 de Abril, assinado por Marlene Vieira e João Guedes Ferreira, incluiu polenta picante, caramelo de azeitona e pickle de funcho; e tártaro de lombo de porco fumado, ervilha, alho assado e gema de ovo curada (nos snacks); espargos brancos com arroz fermentado e tostado, leitelho (subproduto da manteiga), alho selvagem e sumo de espargos; e tamboril braseado, velouté de mexilhão e creme de aipo (nas entradas); tramezzino (sanduíche italiana) de peixe e gamba da costa, ovas desidratadas, açafrão e molho holandês; e molejas com puré de couve-flor e jus de frango (nos principais); e suspiro de morango, ervas e azeitona; e bolo de praliné, maçã fumada, noz pecan e gelado de fava tonka (nas sobremesas).
Para acompanhar os jantares, a sommelier da casa Gabriela Marques convidou pequenos produtores para mostrar os seus vinhos e falar da sua história. Com uma particularidade: são quase sempre provenientes de outras regiões que não a do chef convidado, de forma a mostrar o seu potencial e versatilidade — com os pratos do chef Francesco Ogliari, de Évora, beberam-se os vinhos da Herdade do Cebolal, da Península de Setúbal; com a comida da chef Catarina Nascimento, de Chaves, serviram-se os vinhos de João Tique, produzidos em Évora; com os pratos da chef Aurora Goy, do Porto, casaram-se com vinhos do Morgado do Quintão, no Algarve. Os pratos do chef João Guedes Ferreira, do Flora, em Viseu, foram harmonizados com vinhos Terrunho, da região dos Vinhos Verdes.
O próximo chef convidado será Ana Moura, do restaurante Lamelas (Porto Covo), uma nova recomendação do Guia Michelin a apresentar os seus pratos de assinatura, em maio. Em junho, Marlene Vieira receberá Rui Sequeira, do Alameda (Faro), seguido de Júlio Pereira, dos restaurantes Ákua e Kampo (Madeira), em julho. Joel Vieira (Tasquinha Vieira, Açores), Renato Cunha (Ferrugem, Vila Nova de Famalicão), Michele Marques (Mercearia Gadanha e Casa do Gadanha, Estremoz) e Bruno Caseiro (Cavalariça, em Évora e na Comporta) são os nomes que se seguirão.
Zumzum Gastrobar
Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Av. Infante D. Henrique Doca, R. Jardim do Tabaco, Lisboa
Tel.: 915507870
Web: www.zunzum.pt/pt
De segunda a quinta, das 12h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 00h. Domingo, das 12h às 17h.