Guimarães: Comida brasileira, arte e uma esplanada para o verão

Na confeitaria Lá & Cá encontram-se os sabores do Brasil adaptados ao paladar português. Na fotografia: torta de palmito (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
Os sabores do Brasil e os produtos de Portugal fazem dupla nesta confeitaria que além de doces e petiscos também tem arte. Ao comando desta fusão transatlântica está um casal que se deixou conquistar pela cidade-berço.

Brigadeiros, coxinha de frango, feijoada com farofa, Vinhos Verdes e louça portuguesa, tudo convive harmoniosamente num espaço que é tanto de “Lá” como de “Cá”. “É um trocadilho”, explica Paulo Muzetti. “Lá” é São Paulo, no Brasil, onde ele e a mulher, Paula, entraram no mundo da culinária. “Cá” é Guimarães, a cidade que “foi amor à primeira vista” e onde começaram este novo projeto de vida.

Na confeitaria Lá & Cá, pratos e petiscos tradicionais brasileiros partilham o protagonismo com os produtos portugueses que preenchem as prateleiras: compotas da Casa da Ínsua, azeite, Vinhos Verdes de produtores locais, ginja, cerveja artesanal e até uma seleção de louças da Vista Alegre.

Paula e Paulo Muzetti (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Na montra, saltam à vista as empadas e tortas de frango ou de palmito, bolinhas de queijo, pastéis de forno e outros salgadinhos que Paulo confeciona todos os dias. É ele quem comanda a cozinha, dando o seu toque pessoal a todas as receitas, ao mesmo tempo que as tenta adaptar ao paladar português. “Eu expresso-me através do meu trabalho, da minha paixão, que é a gastronomia”, diz.

Ao almoço há sempre prato do dia, que já chegou a ser moqueca de peixe, lasanha, medalhão de novilho, strogonoff de frango, baião de dois (prato típico do nordeste do Brasil). E ao sábado, como é tradição no Rio de Janeiro, é dia de feijoada brasileira com tudo a que se tem direito.

No lugar das doçuras, que as há com fartura, contam-se bolos de várias camadas e recheios, cheesecake, torta de limão, quindim e, claro, brigadeiros, especialidade a cargo de Paula, que vai variando entre as dezenas de sabores possíveis. “O nosso brigadeiro é um bocadinho diferente, não leva manteiga, é muito macio mas não muito doce”, explica. Diariamente, há em média 10 variedades, com o clássico de chocolate a encabeçar o rol, onde cabe ainda brigadeiro de doce de leite com coco queimado, de churros, chocolate branco, limão e até vinho do Porto.

O casal juntou também uma componente cultural à casa, como forma de promover os artistas da região, não estivesse instalada numa das lojas da Plataforma das Artes e da Criatividade. A pandemia veio adiar os planos de saraus culturais, concertos e outros eventos, mas a intenção é retomar os projetos em breve, permitindo a artistas plásticos que exponham os seus trabalhos, e com concertos ao ar livre na esplanada, durante o verão. A ideia é criar um lugar de “artes e delícias”, “a minha casa, para os meus amigos”, define Paulo.

Esplanada Lá & Cá (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Lá & Cá – Artes e Delícias
Avenida Conde de Margaride, 175 – loja A2
Tel.: 253108740 / 933267614
Web: facebook.com/laecaartesedelicias
Das 9h30 às 19h. Encerra à segunda-feira.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend