Comer em conta: pizas napolitanas e massas frescas no Sapori D’Itália, em Santarém

Sapori D'Itália, Santarém. (Fotografias de Reinaldo Rodrigues/GI)
No Sapori D’Itália, um dos novos restaurantes de Santarém com almoços acessíveis, cabem pizas artesanais, massas frescas, risotos e outros sabores tradicionais italianos, pelas mãos de uma portuguesa e um napolitano.

Ela é da vizinha Almeirim. Ele nasceu em Nápoles. Antigos hospedeiros de bordo, faziam vida a meio caminho, em Marselha. A pandemia levou Beatriz Padre e Roberto di Cristo a mudarem-se para Portugal e dar seguimento a uma paixão antiga. Estão juntos no amor, na restauração e até nos apelidos. “Somos uma família abençoada”, ri-se Beatriz, que abriu há um ano uma pizaria em Santarém, depois do marido se formar como pizzaiolo na sua terra de origem, o berço das pizas. No primeiro confinamento, começaram a cozinhar em casa para amigos e o passa-palavra fê-los chegar a esta nova morada no centro escalabitano.

Das massas frescas às pizas napolitanas feitas de forma artesanal, no Sapori D’Itália “tudo é feito à mão e com amor, respeitando a tradição italiana”, conta Roberto, que usa farinhas e produtos premium do seu país – queijos, enchidos, trufa e mozarela de búfala DOP, por exemplo -, os quais alia a frescos e ervas aromáticas portugueses.

Além das pizas napolitanas, as massas frescas dominam a carta do novo restaurante. (Fotografias de Reinaldo Rodrigues/GI)

Roberto di Cristo, o pizzaiolo napolitano que abriu este restaurante com a companheira.

Nas pizas, existem 13 variedades, das clássicas às de autor, que vão a forno elétrico – o modelo usado é o primeiro com o aval da Associazione Verace Pizza Napoletana – durante 60 a 90 segundos, depois das massas terem levedado durante um mínimo de 24 horas. Nas massas frescas, as sete propostas vão dos ravioli recheados com cogumelos e trufas negras ao linguine em molho de tomate-cereja e lagosta flamejada em brandy, sem esquecer o tagliatelle em creme de parmesão com cogumelos frescos e salsicha fresca italiana. Há ainda risotos, lasanhas, saladas e carpaccio de carne e peixe – espadarte e lombo de novilho.

No geral, os preços são acessíveis, mas a cereja no topo do bolo são os menus de almoço a nove euros, sempre disponíveis às segundas, quintas e sextas, por nove euros. O combinado inclui a sopa do dia (creme de cenoura e ovo no dia da visita da Evasões), um prato principal e café. O prato é fixo a cada dia, sendo a segunda destinada ao panino com la genovese (sandes de pão feito na hora com carne de novilho estufada em creme de cebola, acompanhado de batata frita e salada, ainda que o recheio vá mudando volta e meia); às quintas chega a típica piza Margherita; e à sexta chega o esparguete com polvo em creme de tomate.

Beatriz Padre e Roberto di Cristo, a dupla responsável pelo Sapori D’Itália.

O novo italiano de Santarém tem menus de almoço acessíveis.

Pelo Sapori D’Itália, reina o ambiente rústico ao longo das duas salas, com elementos de azulejaria tradicional, arcadas que remontam à era romana, balcão principal em madeira e os quadros e pinturas que vão ajudando Roberto di Cristo a matar saudades de casa, com os cenários idílicos da Costa Amalfitana e de Sorrento, a sul de Nápoles.

 

Menu de almoço…. Nove euros

Às segundas, quintas e sextas ao almoço. Inclui sopa, prato e café.

Segunda: panino com novilho estufado, batata e salada

Quinta: piza Margherita

Sexta: esparguete com polvo em molho de tomate

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend