10 pratos festivos para terminar 2020 com sabores asiáticos (em Lisboa e no Porto)

O Boa Bao tem pratos festivos até dia 3 de janeiro. (Fotografia: DR)
Os restaurantes Boa Bao, em Lisboa e no Porto, e Chutnify, em Lisboa, lançaram menus festivos de Natal e Ano Novo que vão estar disponíveis até janeiro. A proposta é terminar o ano com sabores asiáticos, com passagem pela Índia e pela Tailândia.

Em Lisboa ou no Porto, tanto o Natal como o fim de ano podem ter sabores pan-asiáticos. O convite para embarcar nesta viagem chega dos restaurantes Boa Bao, que continuam muito procurados (como acontece já durante todo o ano) e lançaram, no início do mês de dezembro, um menu de cinco pratos festivos que vai estar disponível até ao dia 3 de janeiro de 2021.

Salada Yam Woonsen Talay, composta por marisco e acompanhada de molho de peixe e limão. (Fotografia: DR)

Entre as propostas cabem, ao jeito de um “check-in”, os tradicionais Dim Sum chineses, recheados de vieiras, cebolinho e cogumelos shiitake e servidos com um aromático molho de vinagre preto Chinkiang, malagueta, coentros e gengibre ralado. Já nos pratos principais, da Tailândia chega a salada Yam Woonsen Talay, “fresca e picante”, composta por marisco e acompanhada de molho de peixe e limão.

O menu festivo propõe ainda um arroz aromatizado cozido em leite de coco e folha de pandan com camarão e molho sambal (Nasi Lemak com rendang de camarão, da Malásia) e um caril vermelho de pato servido com arroz de jasmim e uma guarnição de abacaxi e líchia para refrescar (Geang Phed Ped Yang, da Tailândia). Para terminar, há uma nova sobremesa: panna cotta de iced tea tailandês com amendoins e especiarias.

O Chutnify tem vários pratos especiais para esta época. (Fotografia: DR)

Segundo o restaurante, os novos pratos estão a colher muito boa adesão, pelo que há hipótese de virem a integrar a carta fixa dos Boa Bao no futuro próximo. Quem não conseguir mesa (convém reservar com, no mínimo, uma semana de antecedência) ou preferir provar as novidades em casa, pode encomendar tudo através da aplicação de encomendas Uber Eats.

Nesta época festiva, como já vem sendo habitual, o restaurante vai estar aberto no dia 25 de dezembro, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 22h30, assim como no Porto. Na capital, o restaurante indiano Chutnify tem uma proposta semelhante para comemorar o Natal e o Ano Novo. Trata-se de uma nova oferta de cinco pratos que vão estar disponíveis tanto no restaurante como através de encomenda.

Esta travessa replica a refeição indiana Thali e é uma proposta para o almoço. (Fotografia: DR)

A entrada são cogumelos fritos envolvidos em molho caseiro indo-chinês. O prato seguinte é peixe marinado, temperado com ervas e especiarias e cozinhado num forno tandoor (bastante picante); e abre caminho ao arroz basmati aromático cozido com especiarias, pedaços de jaca e servido com raita. Depois de um pão nann recheado com nozes, passas e coco seco, chega, de sobremesa, um doce indiano tradicional à base de cenoura e com recheio de nozes, frutos secos, açafrão e um toque de natas.

No capítulo das bebidas, o Chutnify sugere vinho tinto quente com mistura de especiarias e laranja. Esta, de resto, não é a única novidade do restaurante, que lançou recentemente menus de almoço ao estilo da refeição indiana Thali. Aqui, junta-se “numa só travessa porções de um prato principal (neste caso, um caril à escolha), arroz basmati, lentilhas Tadka Dal, salada e pão paratha”. Inclui bebida da casa e café. Está disponível ao almoço, de terça a sexta-feira, entre as 12h e as 15h, e na Uber Eats do Chutnify no Príncipe Real.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend