Sua Majestade, o vinho do Porto: 10 boas sugestões

É em provas como esta que nos apercebemos da grandiosidade e excelência do vinho do Porto. Diversidade de estilos, autoria, e capacidade de envelhecimento são algumas das muitas virtudes que temos de lhe reconhecer. Estamos a trazê-lo mais e mais para a mesa e corresponde sempre. Há dúvidas de que é o melhor vinho do mundo? Boas provas e boas festas!

Churchill’s Dry Aperitif Porto branco (19,5%) 50cl
Churchill Graham
Malvasia Fina (principal), Códega, Rabigato e Viosinho. Envelhecido em cascos, para ganhar cor e complexidade. Uma casa que sempre nos tem dado grandes alegrias no capítulo dos vinhos do Porto brancos, aqui mostra um vinho brilhante, ideal para toda a doçaria caseira da época. Do leite-creme às rabanadas, passando pelo difícil pudim Abade de Priscos, tudo harmoniza.

Preço: 19 euros
Classificação: 16,5


Vasques de Carvalho 10 Anos Porto branco (20%) 50CL
Vasques de Carvalho
Um 10 Anos invulgar pela complexidade e capacidade de resolução à mesa. Quando damos por nós estamos a bebê-lo em todos os momentos de pausa de um dia, a sua frescura e o seu equilíbrio são profundamente inspiradores. Muito podemos esperar ainda deste produtor. Para já, está aqui uma proposta brilhante para o bolo-rei.

Preço: 36 euros
Classificação: 17


Vasques de Carvalho 20 Anos Porto branco (20%) (50CL)
Vasques de Carvalho
Complexidade, untuosidade e força, a mostrar muita juvantude e vontade de chegar à mesa mais sofisticada. A experiência com foie-gras mi-cuit é fantástica, penetrando na proteína e na gordura sem problemas, ao mesmo tempo que cria um clima etéreo no palato. Um linguado com espinafres no forno vai surpreender e impressionar os seus convidados mais dados à inovação.

Preço: 72 euros
Classificação: 18


Quinta de Marrocos Colheita Porto branco 2011 (19%)
César Sequeira
Engarrafado em 2020. Grande e boa surpresa, vinda de um produtor
que está a renovar radicalmente a sua oferta com vinhos viris e frescos. Aposta clara na vanguarda do vinho do Porto, temos todos de estar muito atentos aos próximos lançamentos. Coscorões, filhós e rabanadas vão agradecer a assessoria de luxo que proporciona.

Preço: 50 euros
Classificação: 17,5


Dalva Pure Tawny Reserve Porto (19%)
C. Da Silva
Vinho de tese, como que a propor um regresso às raizes e fundamento do vinho do Porto. Feito quase sem intervenção, mostra a essência mais do que a forma, a elegância mais do que a força. Esforço notável e bem sucedido. Merece bem uma tarte de amêndoa, uma bola de bacalhau ou um fondant de chocolate de leite.

Preço: 15 euros
Classificação: 16,5


Taylor’s LBV Porto 2017 (20%) |
The Fladgate Partnership
Proposta muito séria de uma casa que nos habituou ao melhor e aos vinhos rubi de grande guarda. Os Late Bottled Vintage, sendo vinhos mais prontos a beber, podem ainda surpreender pela estrutura a força, e este 2017 é disso excelso exemplo. Brilhante com sobremesas de chocolate negro, e com queijos azuis não muito pronunciados.

Preço: 16 euros
Classificação: 17,5


Vasques de Carvalho Vintage Porto 2019 (19,5%)
Vasques de Carvalho
Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão. Está aqui um vintage de grande raça, a casa tem tawnies surpreendentes mas este rubi é avassalador em todas as frentes. Entrada de boca muito equilibrada, a crescer em explosão de sensações especiadas, minerais e de folha de tabaco. É vinho para envelhecer em cave por muitos anos e pede o clássico queijo Stilton

Preço: 75 euros
Classificação: 18,5


Ramos Pinto LBV Porto 2017 (19,5%)
Adriano Ramos Pinto
Um Late Bottled Vintage com uma evolução magnífica, a mostrar muita especiaria, particularmente pimenta e noz-moscada. Perfeito para chocolate praliné, vai surpreender quem se atrever a um bom steak au poivre na sua companhia. Há ainda um património de cogumelos frescos e trufas que merece atenção culinária.

Preço: 20 euros
Classificação: 18


Messias Vintage Porto 2018 (20%)
Messias
Vintage brilhante, a evocar os bons velhos tempos da exuberância dos primeiros anos de vida de um rubi em garrafa, no chamado “período frutado”. Ele assim está, em festa e a propor cassis, alcaçuz e fruta de caroço cozida, com uma evolução muito bonita em boca e final longo. Uma marca portuguesa que podemos e devemos acarinhar, e que nos trata tão bem..

Preço: 52 euros
Classificação: 17,5


Kopke 30 Years Old Tawny Porto (20%)
Sogevinus
Vinho enorme, um colosso de sabor e impressões a um tempo salinas, minerais e frutadas. Trata-se de uma das categorias mais difíceis de produzir, ao alcance apenas dos produtores com os melhores stocks. Trabalho de lota primoroso, a produzir aqui um vinho nasceu a pensar nos desafios maiores da doçaria conventual, desde o creme de ovo mais simples ao pudim mais complexo.

Preço: 95 euros
Classificação: 18




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend