Receita: Margarita de toranja, um cocktail clássico reinterpretado

Receita: Margarita de toranja, um cocktail clássico reinterpretado
Margarita de toranja, cocktail do Bômau. (Fotos: DR)
Um dos grandes clássicos mexicanos, a refrescante margarita, é servida com um twist sazonal no Bômau, uma nova casa lisboeta de petiscos do mundo, viajando-se da Índia ao Vietname e Brasil. Um cocktail fácil de fazer em casa, mas que se pode provar na esplanada do espaço, prestes a abrir.

É adereço obrigatório em cenas de filmes de Hollywood e em praias paradisíacas, mas uma boa e refrescante margarita não precisa de se apoiar em qualquer tipo de cenário ou localização. Trata-se de um dos grandes clássicos da mixologia, que o México criou e exportou mundo fora. Numa ligeira interpretação deste cocktail, mais primaveril que nunca, o Bômau apresenta a sua margarita de toranja, usando este citrino de época, numa sazonalidade transversal à restante carta.

Leonor Freitas, parte da equipa do lisboeta Bômau, no Rato.

O novo restaurante lisboeta, situado no Rato, nasceu influenciado pelos sabores do mundo, da Índia ao Vietname e Brasil, até pela diversidade da própria equipa, onde todos fazem um pouco de tudo, das bebidas aos petiscos. A começar pelo casal indiano que lidera a casa, Vijay e Kanan Jayachandran, ao lado de elementos sírios, dinamarqueses e portugueses, como Leonor Freitas, que nos ensina a fazer esta margarita. Mini-hambúrgueres, wraps, espetadinhas, tábuas de dips (húmus, babaganoush e tzatziki) e saladas biológicas são algumas das propostas, por agora disponíveis em takeaway e entrega. Felizmente, a esplanada equipada para dias de calor e de frio, regressa já a 5 de abril. Oportunidade para provar um dos vários cocktails da casa, muitos destes combinações de gins e tónicos, ou mais frutados, como esta margarita.

 


Receita de Margarita de Toranja

A margarita de toranja do Bômau.

Ingredientes:

6 cl tequila

2 cl triple seco

5 cl de sumo de toranja

1,5 cl de sumo de lima

Gelo moído

Fatia seca de toranja para guarnição

Ingredientes para o aro salino no copo:

3 colheres de sopa de sal

1 colher de sopa de flocos de piripiri

Raspa da casca de uma toranja

Preparação:

Para um aro salgado, encher um prato com sal, flocos de pri-piri e raspas de toranja, e misturar. Passar uma lima (a parte suculenta) à volta da borda superior do copo. Mergulhar a borda na mistura de sal até que esta fique coberta com a quantidade desejada. Juntar o sumo de toranja, sumo de lima, tequila e triple seco num misturador (pode ser uma caixa de plástico com tampa que vede bem) com duas a três colheres de gelo moído. Agitar bem até que tudo esteja bem misturado e o shaker comece a arrefecer. Encher o copo com gelo moído e deitar a mistura de margarita para dentro do copo. Acabar com uma fatia de toranja seca na borda do copo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend