Real Companhia Velha lança coleção de Vinhos do Porto muito velhos e raros

As edições especiais da Real Companhia Velha. (DR)
Quase a celebrar 265 anos a Real Companhia Velha lança uma coleção especial de três vinhos do Porto - de 1900, 1908 e 1927.

Estes vinhos representam as melhores colheitas daquele período e foram envelhecidos nas caves centenárias da Real Companhia Velha em Vila Nova de Gaia. Lançada numa cuidada embalagem com três garrafas de 200 ml, esta é uma edição limitada a 500 unidades, com um preço de venda ao público de 2500 euros.

A Real Companhia Velha foi fundada por Alvará Régio de D. José I a 10 de setembro de 1756, e é a mais antiga empresa de vinhos portuguesa.

O que diz Pedro Silva Reis, presidente e master blender da Real Companhia Velha, sobre as três referências:

Pedro Silva Reis – Presidente e Master Blender.

Real Companhia Velha Porto 1900
Nesse ano de produção generosa, a vindima começou no final de setembro, com um clima de feição após alguns dias de chuva. Este vinho reflete as características do ano, que produziu vinhos descritos como delicados e harmoniosos, apesar de terem menos cor e estrutura do que os dos anos clássicos. Tem cor de tinto aloirado, com nuances típicas de um tawny velho. No nariz, revela uma delicada expressão aromática, mostrando intensidade, com notas exóticas de resina, baunilha e madeira velha. Um Porto com profundidade e nobreza no seu paladar, suportado por uma estrutura elegante, de grande intensidade e muito rica em sabores.

Real Companhia Velha Porto 1908
Um ano com a reputação de ter produzido vinhos de qualidade, tendo beneficiado de um inverno frio, uma primavera amena e um excelente verão, com altas temperaturas no momento da vindima, em finais de setembro. Mostra notas aromáticas típicas de um Porto muito velho, com grande intensidade e pureza. No paladar, revela vitalidade, nobreza e caráter, numa sensação de grande densidade e riqueza de sabores, com um longo final de prova, muito fino e aveludado.

Real Companhia Velha Porto 1927
Um clássico de um ano considerado um dos melhores do século. Produziu vinhos com cores profundas e de alta concentração. As chuvas, no final de setembro, foram benéficas para o afinar da maturação e a vindima terá ocorrido tardiamente para a época, no início de outubro, em excelentes condições climatéricas, com temperaturas altas, que contribuíram para uma perfeita maturação das uvas. Na prova, é patente a perfeita combinação entre a idade, próxima de um século, e uma surpreendente frescura, num Porto que mostra tanto de vigor como de elegância. Este 1927 é dotado de um sofisticadíssimo bouquet, que prima pela intensidade e pelo caráter, em harmonia com refinados aromas de madeira velha, notas de verniz e um revigorante vinagrinho. No paladar, revela-se rico e denso, com uma invulgar e jovial complexidade, que remete para a memória da verdadeira e incontornável natureza do terroir duriense.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend