Quinta do Vallado: passado e futuro juntos no Douro Vinhateiro

(Fotografia de Maria João Gala/GI)
Um passeio virtual por um dia de vindimas, uma visita guiada pela propriedade e pela história do vinho do Porto e prova de referências da casa são as propostas da Quinta do Vallado, onde também se pode dormir com vistas para o Vale do Douro e fazer um jantar de sabores regionais.

Em meados do século XIX, a Quinta do Vallado era uma das três dezenas de propriedades que D. Antónia Adelaide Ferreira – a Ferreirinha – possuía no Douro. A empresária que fez crescer esta região vinhateira é homenageada logo no início da visita guiada pela adega. À entrada, na parede, um painel ajuda a recordar a importância que esta personalidade teve, tanto no crescimento e melhoramento da produção e do negócio do vinho do Porto, como na própria sociedade duriense, tendo construído escolas e hospitais.

“Só esta quinta e a do Vale Meão é que continuam na família Ferreira”, refere Cristina Pereira, uma das guias de enoturismo que acolhe os visitantes que querem conhecer melhor a quinta e os seus vinhos. A visita percorre a adega tradicional, que foi renovada e ampliada em 2009, com projeto do arquiteto Francisco Vieira de Campos.
Não havendo possibilidade de acompanhar uma vindima, a quinta criou uma experiência de realidade virtual na adega. Quando começa a viagem, o visitante está no meio dos trabalhadores que cortam os cachos e os transportam para a adega. Acompanha-se assim todo o processo, que termina precisamente no espaço onde os visitantes se encontram.

A quinta fica situada na Régua, em plena região demarcada duriense. (Fotografias de Maria João Gala/GI)

Pela propriedade, aposta-se em visitas guiadas e provas de vinhos.

Depois, visita-se a cave de envelhecimento dos vinhos, antes de se passar para a prova, com cinco referências, incluindo algumas das mais importantes da casa, como o tinto de vinhas velhas field blend e um Porto Tawny 10 Anos.

Há oito visitas por dia, sendo que duas delas são exclusivas para os hóspedes da quinta. Ficar a dormir na propriedade – seja na casa tradicional do século XVIII, onde ainda moram os descendentes da D. Antónia, seja nos quartos da ala moderna ou na recentemente inaugurada Eira Lodge – é uma forma de se conhecer ainda mais a fundo todo este património e as pessoas que dele fazem parte. Porque aqui, não contam só as encantadoras paisagens das margens do rio Corgo e do Douro. Toda a gente que ali trabalha fala com propriedade e paixão do Douro, pois são todos da região ou por ela foram seduzidos, como é o caso da diretora de enoturismo Cláudia Ferreira, natural de Paredes e há vários anos no Alto Douro. “Em 2012 inaugurámos a ala nova, mas o enoturismo já existe aqui desde 2005, quando abriram os primeiros cinco quartos no edifício tradicional.” Quartos que rapidamente se tornaram poucas para a procura.

Ao longo do dia, fazem-se trilhos pelas vinhas.

A piscina exterior junto à vinha e aos quartos.

Nesta ala, construída em xisto, a pedra da região, situa-se também a sala de estar e a biblioteca, de ambiente caseiro, sofás rústicos, lareiras, “coffee station” (com café, bolo e fruta à discrição) e um “honest bar”; além do restaurante, onde brilham os sabores durienses preparados pelos generosos chefs Orlanda Vieira e José Ferreira, mestres da comida regional, que preparam com orgulho e apresentam com elegância.

Durante o dia, passeie-se pelos trilhos das vinhas, principalmente para conhecer a vinha das Devesas, plantada em 1929, a vinha da Coroa e a vinha da Granja, por onde anda muitas vezes o experiente viticultor da casa, Daniel Fraga Gomes, que gosta de partilhar o que sabe.

Um dos quartos onde se dorme, com vista para o Douro Vinhateiro.

Cabrito assado no forno, um dos pratos que se serve nesta casa.

Os chefs responsáveis pela cozinha da Quinta do Vallado.

Quinta do Vallado. Vilarinho dos Freires, Peso da Régua Tel.: 254 323 147. Web: quintadovallado.com. Preços: visitas e provas, 30 euros Quartos duplos desde 250 euros (com pequeno-almoço).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend