Cocktails para um São João caseiro

Cocktail de S. João com a bartender Lia Igreja Oliveira, no Ferro Bar. (Leonel de Castro/Global Imagens)
Três bartenders do Norte, habituados a celebrar a festa, partilham receitas de cocktails de inspiração sanjoanina para se fazer em casa. Entre as quatro bebidas, uma é um clássico, outra não tem álcool e há ainda receitas de assinatura. Para brindar à festa e servir todos os gostos.
CARLOS SANTIAGO

SÃO JOÃO

Ingredientes
.50 ml scotch whisky
.25 ml sumo de limão
.20 ml xarope de açúcar
.6 pontas de manjerico
.Gelo

Preparação
Colocar o manjerico no shaker e macerar. Adicionar os restantes ingredientes. Adicionar o gelo e agitar vigorosamente. Colocar gelo no copo e verter o cocktail, usando um coador fino. Perfumar e decorar com o ramo de manjerico.

O BARTENDER
Descer os Aliados até à Ribeira para ver o fogo-de-artifício, percorrer a marginal até à Foz parando nos bailaricos foi, durante algum tempo, o roteiro de Carlos Santiago para a noite de São João. Depois, cansou-se das caminhadas e durante muitas noites de festa esteve a trabalhar. Agora, é mais de procurar pátios na zona ribeirinha e festejar entre amigos. Este ano, diz, “apetece-me sair e conviver, mas não quero pôr em cheque o esforço dos últimos meses”. O São João será, então, caseiro.

Em 2015, Carlos Santiago foi Barman do Ano e, em 2017, venceu a competição World Class. Depois de ter passado por vários espaços, como o Bonaparte ou o The Royal Cocktail Club, no Porto, é desde o ano passado Bar Manager no Grupo Jase Hotels (Royal Douro Valley, Douro Palace e Porto Royal Bridges).

 

DANIEL CARVALHO

BASILSMASH

Ingredientes
.50 ml gin Mare
.½ limão cortado em gomos
.20 ml xarope de açúcar
.8 folhas manjericão

Preparação
Macerar o manjericão e o limão no shaker, adicionar o xarope de açúcar e o gin com gelo e agitar energicamente durante 10 segundos. Filtrar duplamente (com coador fino) em um copo da sua preferência (com ou sem gelo). Colocar uma folha de manjericão para decorar.

FUNNY SAINT JOHN (sem álcool)

Ingredientes
.60 ml sumo de ananás e funcho
.25 ml sumo limão
.20 ml xarope de açúcar
.50 ml água tónica 1724

Preparação
Colocar no liquidificador 150 ml de sumo ananás fresco com cinco ramos de funcho. Triturar e filtrar. Adicionar todos os ingredientes (exceto a tónica) no shaker com gelo e agitar energicamente durante 10 segundos. Filtrar duplamente (com coador fino) em um copo alto com gelo e adicionar a tónica. Misturar ligeiramente e colocar um raminho de funcho para decorar.

O BARTENDER
Não é muito de arraiais, admite o bartender, que gosta mais de passar o S. João em casa. Há uns anos até saía, “ia ver o fogo e depois andava com amigos até ao paredão de Matosinhos, onde ficava até de manhã e fazia praia direto”. Uma tradição que mantém é lançar balão de São João.

Daniel Carvalho foi distinguido como Barman do Ano em 2017 e foi head bartender no portuense The Royal Cocktail Club. Agora, é gerente na empresa Global Premium Brands´que representa uma série de marcas de bebidas de nicho.

 

LIA IGREJA DE OLIVEIRA

MELISSA

Ingredientes
.45 ml aguardente com infusão de erva-cidreira fresca
.15 ml vinho do porto branco seco
.15 ml shrub de pimento vermelho e manjericão*
.45 ml de chá de erva-cidreira fresca

Preparação
Colocar todos os elementos num shaker, adicionar gelo e agitar. Servir um copo de cerámica com gelo.
Garnish: concha de lima com aguardente flamejada, folhas de erva-cidreira e de manjerico e flores de cebolinho.

*Shrub de pimento vermelho e manjericão (um shrub é um xarope feito à base de vinagre, em vez de água):

Ingredientes
.200 ml de vinagre de sidra
.200 g de açúcar branco
.½ pimento vermelho sem pele, cortado em cubos
.12 a 15 folhas de manjericão
.1 malagueta seca aberta 1 colher de bar de pimenta preta em grão
.1 colher de bar de pimenta da Jamaica

Preparação
Num frasco grande, colocar o açúcar e o pimento e macerar. Adicionar os restantes elementos e mexer até o açúcar está dissolvido. Deixar repousar durante 48h no frigorífico, agitando o frasco de vez em quando para garantir a homogeneidade de todos os elementos. Coar com um filtro de café ou um pano. Manter no frio (dura cerca de um mês)

A BARTENDER
A bartender do Ferro Bar é de Vila do Conde, onde também se festeja o S. João. “Mas lá não há arruadas como no Porto. O fogo de artifício no rio são o momento alto de uma festa que acaba cedo. No Porto, gosta de passar a noite a dançar no arraial da Praça da Alegria, no Bonfim. Para a Evasões, Lia criou um cocktail inspirando-se nas tradições mais antigas na festa. “Os homens andavam na rua com o alho-porro e as mulheres com a erva-cidreira”, conta. Melissa é o nome do cocktail, que é também o nome científico desta erva.

Lia Igreja de Oliveira é conhecida pelos seus cocktails criativos e aromáticos, muitas vezes inspirados em figuras femininas, Lia Igreja Oliveira começou a destacar-se no Terraplana e é agora bar manager do Ferro Bar, aberto desde o ano passado ao lado da Estação de São Bento.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend