Baobá abre primeira loja em Lisboa com café torrado na hora e pão de queijo

A Baobá pretende vir a fazer workshops de prova de café na loja. (Fotografia de Sara Matos).
Do estado brasileiro de São Paulo para a Rua de São Paulo, no Cais do Sodré, a Baobá abriu a sua primeira loja fora do Brasil com café de especialidade, pão e bolos. Uma história que vai da plantação até à chávena.

“A paixão pelo café não é por acaso: o meu pai já demonstrava amor pela bebida quando chegou a São Paulo nos anos 1940. Ainda adolescente, vindo do Porto, em Portugal, foi trabalhar nas elegantes cafeterias do centro antigo de São Paulo. Eu, Arnaldo, por outro lado, atuei por muito tempo na área financeira e decidi finalmente realizar um sonho em 2005, criando a Fazenda Baobá”, lê-se no website da marca.

É justamente da Baobá – uma fazenda situada no município de São Sebastião da Grama, a poucos quilómetros de São Paulo – que chega o café das lojas da marca no Brasil e, agora, em Lisboa. A planta arábica é cultivada até 1400 metros de altitude, num solo vulcânico e com clima propício, e os grãos colhidos seguem para as lojas ou para venda (verdes ou torrados) em Espanha e França.

Controlando todo o processo da plantação até à chávena, a Baobá torra o café, de lotes sazonais, diretamente na loja (cerca de 40 quilos por semana, consoante a necessidade). Para melhor entender o processo, em que os grãos de café vão mudando de cor consoante a humidade e a temperatura, e as especificidades deste tipo de café, nada melhor que falar com a roaster e barista Carina Esteves.

“Quando está em maior contacto com o oxigénio, o café fica mais claro e ganha sabores mais frutados. Por contrário, menos oxigénio faz com que o café ganhe mais corpo e notas mais amargas”, explica a responsável da loja, formada com baristas ingleses. Segundo Carina, o mesmo café pode expressar mais de uma centena de notas diferentes, conforme o modo como é extraído e servido.

(Fotografia de Sara Matos)

Os clientes podem pedir café de filtro (chemex, V60, aeropress e clever, por exemplo), expresso de máquina ou cafés com leite adicionado, no caso do latte e do cappuccino. Para acompanhar, a cafetaria vende pão de queijo, pão e bolos sem glúten e tostas. Além de vender café para fora, a Baobá também quer organizar sessões de cupping (degustação de café) abertas ao público em geral.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend