Passear por Lisboa a ver montras e balcões com história

As lojas, em especial estas, são boas desculpas para um passeio pela cidade, mesmo para quem não quer ir às compras.

A exposição Lojas com História, inaugurada a semana passada, mostra alguns dos tesouros escondidos atrás de muitas montras das lojas mais antigas da cidade. Restaurantes, farmácias, barbearias, bares, chapelarias, retrosarias e outros ofícios abrem-se, nas ruas, e agora na exposição, que está aberta ao público, na rua da Conceição até dia 25 de novembro.

Um pote de vidro azul da farmácia, uma máquina para medir o perímetro craniano datada do século XIX, uma tesoura de costura antiga em metal, uma máquina de fazer supositórios ou um par de luvas dos anos 20 e 30 do século XX – estes são alguns dos objetos que se podem ver na exposição, iguais ou semelhantes aos que estão nas mais de 80 lojas da classificadas como históricas pela Câmara Municipal de Lisboa.

Todas estão abertas ao público e guardam um valioso património material e imaterial: os produtos que vendem, as memórias e tudo o que representam e significam para a vida da cidade, no passado, no presente e no futuro. Algumas são atração turística, como a Brasileira ou a Luvaria Ulisses, mas outras ainda fazem muito parte da vida da cidade, como as retrosarias na rua da Conceição ou a Drogaria São Domingos.

Um passeio por estas lojas vale pelo valor arquitéctonico, pela decoração e pela qualidade dos produtos e serviços. O projeto Lojas com História foi criado em 2015 para ajudar a proteger e preservar este património e junta agora esta exposição que reúne todo o património. Vamos às compras.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

A nova loja de Lisboa é um mundo de missangas
As lojas históricas de Lisboa revelam-se numa exposição
Passear em família para desvendar as histórias de Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend