Festival de Balões de Ar Quente regressa em novembro

De 6 a 11 de novembro, dezenas de balões coloridos vão pintar os céus do Alentejo em mais uma edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que terá também atividades para o público.

Dezenas de balões de ar quente vão invadir os céus do Alentejo de 6 a 11 de novembro. O Festival Internacional de Balões de Ar Quente está de volta, para a sua 21ª edição, às vilas de Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor.

Cinquenta equipas, de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Bélgica vão voar, durante os sete dias, às 06h30 e depois às 14h30. As restantes atrações, nas quais o público pode participar, e que duram até dia 11, incluem voos livres, voos cativos – voos num balão preso por cordas que apenas faz subidas e descidas com passageiros –, dois balões – chamados nightglow – que se iluminam ao som da música e provas de vinhos da Herdade Fonte Paredes.

Todas as atividades são livres, bastando aparecer para participar, com exceção dos voos livres. Para essas, os interessados têm que se dirigir à Associação Spina Bifida e Hidrocefalia de Portugal ou aos bombeiros dos concelhos aderentes para adquirir os respetivos vouchers, que integram uma campanha de angariação de fundos.

O festival realiza-se há 21 anos quando alguns pilotos desafiaram a Publibalão a realizar um encontro de balões de ar quente em Portugal. A primeira edição contou com dez equipas e, 20 anos depois, o número quintuplicou.