Comida de conforto na carta de um DOP renovado

As cadeiras de autor, fabricadas em Paços de Ferreira, estão entre as novidades do restaurante de Rui Paula. Mas a renovação chegou a todo o lado, incluindo à carta, que junta à tradição portuguesa toques de outras paragens.

Se alguma vez já ultrapassou a porta do número 18 do Largo de São Domingos, no Porto, não estranhe o que encontrar da próxima vez que lá for. Continua a estar no restaurante DOP que, no entanto, foi alvo de uma remodelação que lhe alterou o aspeto, mas não lhe transfigurou a alma. As cadeiras – da autoria da designer holandesa Janine Hulsker e produzidas pelas melhores empresas da Capital do Móvel – e mesas são novas, os pratos, talheres e copos foram trocados e até os colaboradores do chef chegam à mesa com um renovado guarda-roupa.

Mas as mudanças não se ficam pelo acessório: o DOP também tem uma nova carta. Uma carta que, como explica o chef Rui Paula, «parte da cozinha tradicional portuguesa, mas visita e tem um toque de cozinhas de várias paragens». As trutas, com legumes da época e pata negra, e o salmonete acompanhado por gnocchis de manjericão têm presença garantida entre os novos pratos, assim como a bochecha de vitela com gnocchi, cogumelos e feijão-verde ou o cordeiro, couscous e ravioli de beringela.

«É uma comida de conforto», resume o mentor do restaurante inaugurado em 2010, no centro histórico da Invicta, e que mantém na nova época os clássicos bacalhau com broa e o arroz de cabrito com pá assada. «Quem cá vier come como se estivesse em casa, mas ao mesmo tempo está num sítio in», refere Rui Paula, que assim reforça o DOC como espaço mais «eclético» e como «contraponto» à Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, que foi distinguida, no ano passado, com a primeira estrela Michelin. O preço médio ronda os 50 euros, mas vale a pena ponderar os menus de degustação pela experiência de apreciar, na mesma refeição, um carpaccio de polvo com romã, um peixe-galo com arroz de berbigão e uma vitela, com foie-gras e puré de trufa.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Palácio das Artes, Largo de São Domingos, 18, Porto (Ribeira)
Telefone
222014313
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Encerra domingo e segunda ao almoço
Custo
() 50 euros, menus degustação 80 e 90 euros (sem vinhos)

Website

GPS
Latitude : 41.1427296
Longitude : -8.614808499999981


CONTEÚDO PATROCINADO