Os novos conquistadores das aldeias históricas

Sortelha é uma das aldeias históricas de Portugal e faz parte do passeio de bicicleta. (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Ao longo de uma semana, este passeio desafia os participantes a percorrem de bicicleta os 600 quilómetros de trilhos que unem as diferentes aldeias históricas de Portugal.

Chama-se The Castles Quest e, mais que uma prova desportiva, é uma aventura sob a forma de um passeio de bicicleta. O objetivo é que todos os participantes se transformem, durante uma semana, numa espécie de cavaleiros dos tempos modernos, para partirem à conquista dos castelos e fortalezas das Aldeias Históricas de Portugal. O desafio tem início a 16 de setembro e tem como limite o dia 24 de setembro de 2017.

Durante esse período, os participantes devem percorrer uma distância total de 600 quilómetros, através de um percurso circular, com início e fim em Belmonte, marcado ao longo da grande rota que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal. Como não se trata de um evento competitivo, não haverá classificações nem pontuações, vencedores ou derrotados. Os «cavaleiros» avançarão ao seu ritmo e pelos próprios meios ou seja, em autossuficiência, num conceito de bikepacking em que cada participante está por sua conta e risco. No final, todos os que consigam concluir as oito etapas dentro do prazo previsto, serão nomeados «nobres cavaleiros do The Castles Quest», num título certificado em diploma pela rede das Aldeias Históricas de Portugal.

Os participantes podem ainda fazer parte de um jogo, designado «O Explorador», que evoca os Descobrimentos e terá lugar ao longo do percurso, com o objetivo de criar um envolvimento mais próximo com as comunidades locais. A participação é opcional e sem qualquer custo. As regras estão disponíveis para consulta no regulamento do evento.

www.thecastlesquest.bike

 

AGENDA:

Caminhada de Lua Cheia, Óbidos
6 de setembro
Uma caminhada noturna à luz da lua cheia, que tem início no centro da vila, junto às milenares muralhas, em direção à Ermida de Santo Antão, onde, caso o tempo o permita, se poderá observar o nascer da lua. O passeio continua depois por matas, campos de cultivo e pinhais até às aldeias de Trás do Outeiro, Carregal e Arelho, regressando-se de novo a Óbidos pelos trilhos às margens do rio Arnóia.
www.greentrekker.pt

Corrida Jumbo, Cascais
9 de setembro
O Autódromo do Estoril volta a servir de cenário a este evento desportivo, que tem como objetivo angariar fundos para a obra social da Fundação Pão de Açúcar. Tal como no passado, os participantes podem voltar a escolher entre correr, caminhar, pedalar ou patinar, uma vez que o programa inclui um duatlo, uma prova de velocidade de patinagem, a corrida propriamente dita (nas opções de 10 e 5 km) e ainda uma bike race noturna.
corridajumbo.pt

Corrida do Porto de Leixões, Matosinhos
10 de setembro
Com partida e chegada no novo terminal de Cruzeiros, esta prova irá decorrer no interior do Porto de Leixões, dando assim a conhecer aos participantes zonas habitualmente vedadas ao público em geral. Conta com uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada não competitiva de 5 quilómetros.
www.corridaportodeleixoes.pt



CONTEÚDO PATROCINADO