Novos trilhos na serra da Lousã

A rede das Aldeias do Xisto inaugurou na Serra da Lousã mais uma Subida Épica, que permite aos ciclistas amadores viver as emoções das etapas de montanha.

A Serra da Lousã tem desde meados de Julho duas Bike Road que prometem fazer as delícias dos ciclistas amadores. Ao todo são já cinco as Subidas Épicas disponíveis para os praticantes de ciclismo de estrada no território das Aldeias do Xisto, distribuídas pelas três principais serras da região: Gardunha, Açor e Lousã. A inauguração contou com a presença de equipa profissional de ciclismo EFAPEL, que acompanhou estrada acima dezenas de ciclistas amadores, estes novos percursos de 25 e 15 quilómetros ligam, respetivamente, a Lousã e Castanheira-de-Pera ao alto do Trevim, o ponto mais elevado da Serra da Lousã, a cerca de 1200 metros de altitude.

Cada vez mais em voga em diversos destinos de montanha europeus, as Bike Roads são um conjunto selecionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo em autonomia. O conceito, introduzido em Portugal o ano passado, pela Rede das Aldeias do Xisto, tem como objetivo identificar as subidas mais emblemáticas e desafiantes, equipando-as com uma sinalética específica que indica, quilómetro a quilómetro, a altitude, inclinação e distância até ao final da subida. Devido às suas características técnicas, estes percursos são um desafio apelativo para os ciclistas de estrada amadores, permitindo-lhes experimentar as sensações vividas pelos profissionais nas etapas de escalada das grandes competições.

 

ALDEIAS AMIGAS DO CICLISMO

O território das Aldeias do Xisto tem vindo a afirmar-se, nos últimos anos, como um destino de eleição para os praticantes de ciclismo. Para além das Subidas Épicas em estrada, as serras da Lousã, Açor e Gardunha são também muito procuradas, devido à sua orografia, por cada vez mais praticantes de BTT e downhill, que têm aqui ao dispor diversos centros de BTT e uma rede de bikehotels em franco crescimento.



CONTEÚDO PATROCINADO