Um passeio de bicicleta entre o verde, do Porto a Rio Tinto

O percurso é, essencialmente, plano. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
Partindo-se do Parque Oriental do Porto e até ao Parque Urbano de Rio Tinto, há um trajeto que se faz na companhia do rio, com arvoredo e pontos de descanso pelo caminho.

É um passeio repleto de arvoredo, campos e hortas, acompanhado pelo burburinho do rio Tinto, aquele que se faz entre o Parque Oriental do Porto e o Parque Urbano de Rio Tinto. Apesar de unir duas cidades e poder até começar junto a uma entrada da autoestrada, o trajeto é sereno e convida a esquecer o rebuliço citadino por uns instantes, seja a deslizar em cima de um velocípede ou simplesmente a passear o cão.

Sem grandes desníveis, com placas orientadoras que vão surgindo no início e durante o percurso, iluminação e espaços de fruição com bancos, o caminho de 5,4 quilómetros é acessível tanto a pé como de bicicleta, trotinete ou patins, e pode ser acedido por 12 pontos.

Contudo, sugere-se arrancar na entrada sul do Parque Oriental da Cidade, junto à Rotunda do Freixo e da paragem de autocarro, e daí seguir pelo piso alcatroado, sombreado por pinheiros-bravos, sobreiros, carvalhos-alvarinhos e pontuado por flores diversas.

O rio Tinto segue próximo, cruzado aqui e ali por pontes de madeira, sendo a meio do percurso que o Parque Oriental se apresenta em todo o esplendor, com os seus socalcos em pedra abraçando clareiras relvadas. Possíveis parecenças com o Parque da Cidade, na zona ocidental da Invicta, não são descabidas: ambos foram projetados pelo arquiteto paisagista Sidónio Pais.

(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

Chegando-se à zona do Pêgo Negro, onde os municípios do Porto e de Gondomar se tocam, o parque fica para trás e avança-se pelos passadiços do rio Tinto. A paisagem altera-se ligeiramente, tornando-se mais urbana e menos sombreada.

Já próximo do fim, num dos troços mais bonitos, observa-se hortas caseiras e, com sorte, alguns patos a banharem-se no rio. Uns metros depois alcança-se o Parque Urbano de Rio Tinto. Por lá existe equipamento desportivo, parque infantil, dois skate parks e um WC canino, bem como a estação de metro da Levada.


Francesinhas e cervejas internacionais

A cinco minutos a pé do Parque Urbano de Rio Tinto surge a CERVEJARIA EUROPA, uma das casas mais famosas da cidade. Ali, as francesinhas são servidas com um pão torrado mais baixo do que o habitual e o molho pode ser mais ou menos picante, conforme a tolerância. Para acompanhar com uma das muitas cervejas importadas.

(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Vale de Flores, 121, Rio Tinto, Gondomar
Telefone
910405068
Horário
Das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h; sexta e sábado, até às 24h. Encerra ao domingo.
Custo
() Preço médio: 17 euros; francesinhas desde 9,10 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend