Lisboa: o verão serve-se à mesa o dia todo, nas novidades do Província

Província. (Fotografia: DR)
A nova carta de verão refresca a inspiração italiana e mediterrânica do Província, que inaugura também um menu de petiscos só ao balcão, dentro e fora de refeições.

Há três anos, o Província chegava às Avenidas Novas num equilíbrio entre a dicotomia campo-cidade, dando roupagem contemporânea a uma preocupação rural – a começar pelos legumes e frutos que chegam da própria horta do Grupo Non Basta, gerida em parceria com a Semear, projeto de inclusão social. A filosofia mantém-se até hoje e comprova-se na carta de verão do restaurante lisboeta – irmão de casas como Pasta Non Basta, Memória e Margarida -, apoiada na cozinha italiana, em particular, e na mediterrânica, em geral.

Na esplanada ou no interior do espaço, chegam à mesa as novas criações a pensar nos dias mais longos e quentes, geradas a quatro mãos, pelo chef consultor Francesco Ogliari (italiano natural de Crema e chef do Tua Madre, em Évora) e pelo caldense Mário Cardeira (chef executivo do grupo). Casos da tempura de vegetais da horta (8,5 euros); do torricado de cavala curada com guanciale e caponata (onze euros); ou do bife tártaro, agora com tomate seco e chipotle (14,5 euros).

O polvo na grelha com panzanella de vegetais da estação, um dos reforços da carta do Província. (Fotografias: DR)

O torricado de cavala é uma das novas entradas.

As novidades seguem pelo ramo das massas frescas feitas na casa, como o taglioni com lula, azeitonas, anchovas e alcaparras (16euros); os ravioli de requeijão de ovelha, favas e morcela (14 euros); ou o risoto com espargos e gema curada (16,5 euros). O arroz de lingueirão e berbigão; o polvo na grelha com panzanella de vegetais da estação; e o mil-folhas de requeijão de ovelha e morangos são outros destaques veranis, mas há espaço na carta para manter alguns clássicos, como o taglioni com trufa, gema confitada e parmesão (21 euros), presente desde o início da casa.

Ao balcão, o verão de 2023 traz mais novidades: um novo menu de barra para provar ao longo de todo o dia, dentro ou fora das refeições, já que a cozinha não encerra – apanágio de todos os restaurantes do grupo. Aqui, há petiscos como ostras do Sado ao natural (três euros/uma unidade); sanduíche de porchetta com maionese de chipotle e cebola crocante (9,5 euros); ou mini empadas de ragu de borrego (dois euros).

Os ravioli de requeijão de ovelha, favas e morcela.

O restaurante inaugurou também um menu só de balcão, para provar ao longo do dia.

Além de uma relação mais estreita com pequenos produtores – casos dos queijos artesanais da Ortodoxo, de Azeitão; ou do brioche de fermentação natural que vem da Millstone Sourdough, em Lisboa – este ano traz ao Grupo Non Basta outros desafios, estando planeados dois novos restaurantes, um Pasta Non Basta em Cascais e um novo projeto em Paço de Arcos.

O restaurante abriu há três anos nas Avenidas Novas, em Lisboa.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida da República, 48B (Avenidas Novas)
Telefone
210999604
Horário
Das 12h às 23h30. Sexta e sábado, até às 00h30.
Custo
() Preço médio: 25 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend