Publicidade Continue a leitura a seguir

João Rodrigues e Galapito dominam Mesa Marcada

Para saber mais, clique nas setas da fotogaleria. (Fotografia: Paulo Barata)
João Rodrigues / Feitoria João Rodrigues e o Feitoria, no Altis Belém, ocupam o primeiro lugar do Top Chefs 2018 e Top Restaurantes 2018.
José Avillez / Belcanto José Avillez ficou no segundo posto da tabela de chefs, e o Belcanto foi o terceiro restaurante preferido do Mesa Marcada. Avillez também venceu o Prémio 10 Anos Mesa Marcada, atribuído ao chef que mais vezes venceu nesta década. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
Henrique Sá Pessoa / Alma Sá Pessoa está na terceira posição no Top Chefs 2018, e o Alma ocupa o quarto lugar na tabela de restaurantes.
Ocean / Hans Neuner O restaurante Ocean ocupa a segunda posição no top de 2018, enquanto que o Mesa Marcada colocou o chef Hans Neuner na quarta posição.
António Galapito / Prado Nas preferências de restaurantes, o Prado está na quinta posição, e o seu chef, António Galapito, fica no sexto lugar na tabela de chefs. O espaço também venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano. António Galapito ainda leva para casa a distinção de Chef Revelação do Ano. (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)
Vasco Coelho Santos / Euskalduna Studio O Euskalduna Studio, no Porto, foi o sexto restaurante preferido do Mesa Marcada em 2018 e o chef Vasco Coelho Santos está na quinta posição. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Alexandre Silva / Loco Tanto o chef Alexandre Silva como o restaurante Loco ocupam a sétima posição nas respetivas tabelas de 2018. (Fotografia: Gerardo Santos/GI)
Ricardo Costa / The Yeatman Ricardo Costa surge na décima posição do Top Chefs 2019. Já o restaurante do The Yeatman, que encabeça, surge na oitava posição. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Epur O restaurante Epur, no Chiado, foi o nono preferido do Mesa Marcada em 2018 e também venceu o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano. (Fotografia: Fernando Marques)
Vila Joya / Dieter Koschina Dieter Koschina está na nona posição do Top Chefs 2018, e o restaurante do Vila Joya, em Albufeira, fica na décima posição. (Fotografia: Filipe Amorim/GI)
Taberna Sal Grosso Este restaurante lisboeta ganhou o Prémio Especial Bom Sucesso “Mesa Diária”, eleito pelos votantes como “restaurante favorito de preço moderado que frequente regularmente ou que recomendaria a um amigo”. (Fotografia: Jorge Amaral/GI)
O Lugar do Olhar Feliz O Lugar do Olhar Feliz, projeto de produção de citrinos do casal Jean-Paul e Ann Brigand, no Cercal, Alentejo, foram os vencedores do Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano. (Fotografia: DR)
Joaquim Sousa O Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano foi entregue a Joaquim Sousa, do restaurante JNcQuoi.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em ano de aniversário redondo, há novidades nos Prémios Mesa Marcada, nomeadamente em matéria de escala: mais categorias premiadas, juri alargado (de 153 para 208 votantes) e o Ritz Lisboa a fazer de palco à cerimónia. Nos resultados da votação, porém, as diferenças são poucas. E isso não é necessariamente mau – por um lado, reforça o enfoque no mérito e não em fenómenos de moda, por outro demonstra que os vencedores não se encostaram à sombra dos seus triunfos passados. Consistência, acima de tudo.

Na edição de 10º aniversário, a votação promovida pelo blogue de gastronomia foi dominada pelo chef João Rodrigues, à semelhança do que acontecera nos dois anos anteriores. Além do primeiro lugar no top 10 de restaurantes preferidos, o timoneiro do Feitoria Belém alcançou o topo da tabela de chefs. José Avillez, outra presença assídua nestas andanças, teve também um ano «de manutenção» – manteve o segundo posto no ranking de chefs e o terceiro no de restaurantes (Belcanto, Lisboa) –, a que somou o Prémio Especial 10 Anos Mesa Marcada, uma nova categoria que distingue o cozinheiro que venceu mais vezes nesta década.

Leia aqui sobre a edição dos prémios Mesa Marcada no ano passado.

E leia aqui os vencedores da edição de 2017

A fechar a primeira metade da tabela ficaram os chefs Henrique Sá Pessoa (3º, uma subida de três lugares, no ano em que alcançou a segunda estrela Michelin para o Alma), Hans Neuner (4º) e Vasco Coelho Santos (5º), e na de restaurantes o Ocean (Porches, 2º), o Alma (Lisboa, 4º) e, destaque da noite, o lisboeta Prado, com um quinto lugar que significou um salto de 105 lugares na tabela, com direito ao Destaque do Ano, prémio que distingue a maior ascensão. António Galapito, o homem responsável pela cozinha do Prado, também deu nas vistas, subindo do 85º para o sexto posto da tabela de chefs (e arrecadando o prémio de Chefe Revelação do Ano).

Em matéria de novidades, foram ainda acrescentadas as categorias de Chefe Pasteleiro do Ano, vencida por Joaquim Sousa, do JNcQuoi (Lisboa), e Prémio Carreira, entregue a Dieter Koschina, do Vila Joya (Albufeira).

 

Lista completa de vencedores dos Prémios Mesa Marcada 2018:
10 restaurantes preferidos
1. Feitoria, Lisboa (1º em 2017)
2. Ocean, Porches (2º)
3. Belcanto, Lisboa (3º)
4. Alma, Lisboa (6º)
5. Prado, Lisboa (110º)
6. Euskalduna Studio, Porto (8º)
7. Loco, Lisboa (4º)
8. The Yeatman, Vila Nova de Gaia (5º)
9. Epur, Lisboa (novo)
10. Vila Joya, Albufeira (10º)

10 chefes preferidos
1. João Rodrigues, Feitoria (1º em 2017)
2. José Avillez, Belcanto (2º)
3. Henrique Sá Pessoa, Alma (6º)
4. Hans Neuner, Ocean (3º)
5. Vasco Coelho Santos, Euskalduna (9º)
6. António Galapito, Prado (85º)
7. Alexandre Silva, Loco (4º)
8. Leonel Pereira, São Gabriel (7º)
9. Dieter Koschina, Vila Joya (8º)
10. Ricardo Costa, The Yeatman (5º)

 

Prémio Especial “Mesa Diária”
Taberna Sal Grosso, Lisboa

Prémio Especial Destaque do Ano
Prado, Lisboa

Prémio Especial Restaurante Novo do Ano
Epur, Lisboa

Prémio Especial Chefe Revelação do Ano
António Galapito (Prado)

Prémio Especial Chefe de Pastelaria do Ano
Joaquim Sousa, JNcQuoi

Prémio Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano
Lugar do Olhar Feliz

Prémio Especial Carreira
Dieter Koschina, Vila Joya

Prémio Especial 10 Anos Mesa Marcada
José Avillez

 

Leia também:

Portugal ganha 4 estrelas Michelin: esta é a lista completa
Porto: Cachorrinhos do Gazela nomeados para prémios internacionais
Esta francesinha de atum venceu um prémio