Publicidade Continue a leitura a seguir

Prémios Mesa Marcada: Feitoria com melhor restaurante e chefe

Veja nesta fotogaleria quais os vencedores dos prémios Mesa Marcada.
Chef Preferido João Rodrigues tem sabido manter a estrela Michelin do Feitoria, desde que o restaurante conquistou a distinção, em 2013. Foi agora o escolhido, entre dez chefes, como o melhor de 2016 dos Prémios Mesa Marcada.
Prémio Restaurante Preferido Com uma estrela Michelin renovada para 2017, o Feitoria de João Rodrigues conquista também o Prémio Restaurante Favorito do Mesa Marcada.
Prémio Mesa Diária Desde que este prémio é atribuído que a Taberna Rua das Flores tem sido a vencedora.
Prémio Restaurante Novo do Ano Aberto desde agosto, o Bairro do Avillez afirma-se como o melhor do ano na categoria dos novatos.
Prémio Chef Revelação Com passagem pelo Belcanto (Lisboa) ou o Ledbury (Londres) o jovem Pedro Pena Bastos lidera agora o restaurante da Herdade do Esporão. Venceu a categoria.
Prémio Destaque do Ano O Locofoi uma das grandes novidades de 2015. Não só deu ao chef Alexandre Silva a sua primeira estrela Michelin, em novembro passado, como foi agora considerado Destaque do Ano para o Mesa Marcada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Prémios de cozinha não faltam. Guias, escolhas e opiniões também não. Contudo, poucos (para não dizer nenhuns) reunirão tamanha massa crítica: os Prémios Mesa Marcada são atribuídos com base na votação de um júri de 147 elementos. Júri esse composto por jornalistas, chefs, gestores de restaurantes, críticos, bloggers, mas também bons garfos «encartados».

A votação nasceu no mesmo ano que o blogue de comida que lhe dá nome. Quando o ex-publicitário Miguel Pires e o jornalista Duarte Calvão criaram o Mesa Marcada, em 2009, decidiram montar também um painel de jurados amplo, que não estivesse cingido a uma publicação ou entidade, para eleger os melhores restaurantes e cozinheiros do país.

Inicialmente, o evento apresentava duas categorias, Chefes de Cozinha e Restaurantes, ambas dispostas em formato de top 10, ordenado em função da pontuação acumulada atribuída pelos jurados. O Feitoria arrecada a vitória destes dois rankings, afirmando-se como uma das referências da alta cozinha, em Portugal. José Avillez quebra assim a tradição de vitórias consecutivas, mas vê o seu Bairro do Avillez levar para casa o troféu de Novo Restaurante do Ano.

Em 2013, foi acrescentado o Prémio Destaque, para assinalar o cozinheiro ou restaurante que mais ascendeu nos top 10, e no ano seguinte entrou também na votação a categoria Mesa Diária, para contornar a inevitável tendência de privilegiar os restaurantes de fine dining em detrimento dos bons restaurantes para o dia-a-dia. Na edição de 2015 foram ainda introduzidos galardões para Restaurante Novo do Ano e Chefe Revelação do Ano.

Os prémios de 2016 foram anunciados hoje, num evento que decorreu no bar-restaurante Gin Lovers Príncipe Real, em Lisboa. Foram estes os distinguidos.

 

MESA DIÁRIA

Taberna Rua das Flores, Lisboa

 

RESTAURANTE NOVO DO ANO

Bairro do Avillez, Lisboa

 

CHEFE REVELAÇÃO DO ANO

Pedro Pena Bastos (Esporão)

 

OS 10 RESTAURANTES PREFERIDOS

1. Feitoria (3º em 2015), Lisboa

2. Belcanto (1º em 2015), Lisboa

3. Ocean (2º em 2015), Alporchinhos

4. Alma (8º em 2015), Lisboa

5. Loco (entrada nova na lista), Lisboa

6. São Gabriel (5º em 2015), Almancil

7. The Yeatman (6º em 2015), Vila Nova de Gaia

8. Vila Joya (4º em 2015), Albufeira

9. Kanasawa (entrada nova na lista), Lisboa

10. Pedro Lemos (7º em 2015), Porto

 

OS 10 CHEFES PREFERIDOS

1. João Rodrigues (Feitoria, 4º em 2015)

2. José Avillez (Belcanto, 1º em 2015)

3. Henrique Sá Pessoa (Alma, 8º em 2015)

4. Hans Heuner (Ocean, 3º em 2015)

5. Alexandre Silva (Loco, entrada nova na lista)

6. Leonel Pereira (São Gabriel, 7º em 2015)

7. Ricardo Costa (The Yeatman, 6º em 2015)

8. Dieter Koschina (Vila Joya, 5º em 2015)

9. Pedro Lemos (Pedro Lemos, 9º em 2015)

10. Vítor Matos (Antiqvvm, entrada nova na lista)

 

PRÉMIO DESTAQUE

Loco, Lisboa