Chef Alexandre Silva recebe a sua primeira estrela Michelin com Loco

Foi uma das grandes novidades do final de 2015 e, ao longo deste ano, Alexandre Silva e toda a equipa do Loco mostraram aquilo que valem e o quão diferente é a sua proposta de fine dining. Recebe agora a primeira estrela do Guia Michelin.

Tardou, mas não falhou. As obras prolongaram-se por todo o ano de 2015, mas o primeiro projeto de Alexandre Silva em nome próprio, em parceria com a sua mulher, Sara Gomes, e com uma equipa escolhida a dedo – destaque para Sérgio Antunes como sommelier e Carlos Fernandes como chef pasteleiro –, ficou pronto a tempo de abrir ainda em dezembro. Para quem o conhece desde o extinto Bocca, onde foi chef executivo, e tem acompanhado o seu percurso – mantém até o seu food corner no Mercado da Ribeira –, o Loco representa não uma viragem mas uma aposta ambiciosa: «É uma nova forma de fazer fine dining em Portugal… Para já, só quero servir jantares e não há serviço à la carte, mas apenas dois menus (um de catorze momentos a 70 euros e outro de dezoito a 85 euros), porque achei que só assim conseguiria passar a experiência que desejo», admite. Após um mês de portas abertas, é ainda cedo para fazer balanços, mas a expetativa criada nas redes sociais garantiu casa cheia em diversas ocasiões.

O espaço, pensado ao detalhe e com algumas peças de madeira desenhadas pelo pai de Alexandre, é dominado pelas enormes janelas em arcada, por uma oliveira suspensa e por um painel que recria a fachada da Casa dos Bicos. O Loco é sóbrio, elegante e dispõe apenas de 22 lugares – «É muito pouco, sei, mas vejo nisso uma vantagem.

Não há em Portugal, a meu ver, massa crítica para que todos os restaurantes deste nível possam ter 40 pessoas por noite. Por isso pensámos num modelo em que eu tanto possa servir 22 como só uma sem ter perdas. » Para levar a sua adiante, Alexandre Silva insiste em trabalhar sobretudo com produtos frescos das microestações e da época, não se ensaia nada em servir coisas como carapau ou crista-de- galo, o que seria impensável tempos atrás num restaurante deste nível.

 

Loco

Rua dos Navegantes, 53B (Estrela), Lisboa
Tel.: 213951861
Web: facebook.com/locorestaurant
Das 19h00 às 00h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 90 euros menu

 

Este artigo foi publicado originalmente na edição 43 da Evasões, a 22 de janeiro de 2016. Foi atualizado a 23 de novembro, após anúncio dos restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin 2017.



CONTEÚDO PATROCINADO