Publicidade Continue a leitura a seguir

Os novos hambúrgueres revoltados de Aveiro

Percorrer a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante Revolta, em Aveiro. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
A nova hamburgueria e cervejaria artesanal abriu uma sala no primeiro andar e outra no rés-do-chão do mercado Manuel Firmino.
A hamburgueria é representante oficial da Praxis em Aveiro e serve várias versões sozinhas ou, em alternativa, acompanhadas numa prova de cervejas com quatro opções em ponto pequeno.
Ao todo, há nove hambúrgueres, acompanhados com batata frita com paprica ou batata-doce cortada bem fina.
Gabriel Silva, Óscar Marques e Sónia Cruz abriram a Revolta a pensar na forma de agradar à mesa.
Na sobremesa, há, por exemplo, gelado de ovos-moles, hortelã e amendoim caramelizado ou de chocolate com amendoim de mel e sal.
A decoração tem ar industrial «semiacabado», com elementos aconchegantes, como os sofás mandados fazer à medida.
Uma das sobremesas: waffle coroada com uma bola de gelado caseiro e flor comestível.
Quem reserva mesa tem direito a um mimo de boas-vindas – uma placa preta com o seu nome inscrito e a indicação de que se encontra revoltado.
Há um hambúrguer vegano, de shiitake, com rúcula, alface, tomate grelhado, cebola crocante e ketchup.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Revoltado, talhante, invejoso e esquisito são alguns dos nomes que batizam os pratos da Revolta, a nova hamburgueria e cervejaria artesanal que abriu uma sala no primeiro andar e outra no rés-do-chão do mercado Manuel Firmino. Esta aventura recente de três amigos tem carne, batatas fritas, cervejas, gelados e uma esplanada pensada para abrir na Páscoa. Gabriel Silva, Óscar Marques e Sónia Cruz abriram a Revolta a pensar na forma de agradar à mesa. «Os hambúrgueres são 100% novilho, escolhemos as peças e mandamos picar a carne. Também temos todas as versões disponíveis em frango», refere Gabriel Silva.

O pão é cortado em três partes, não em duas. Há uma explicação científico-gastronómica: «Colocamos uma camada de pão no meio do hambúrguer, que faz que a alface não coza e o tomate fique fresco», revela Gabriel. A carta cabe numa página, porque a ideia é não complicar. «Optámos por fazer poucos hambúrgueres mas fazê-los bem.» São nove, acompanhados com batata frita com paprica ou batata-doce cortada bem fina. Os hambúrgueres são densos.

O Revoltado tem ovo estrelado, tomate grelhado e queijo cheddar, entre outros elementos É encorpado e para saborear com tempo. O Esquisito tem bacon, o Talhante leva brie, cebola caramelizada e maionese. Amor e Ódio junta anchova, rúcula, bacon, e molho tártaro. Diablo é o mais picante, com molho a condizer e queijo da ilha. E há um hambúrguer vegano, de shiitake, com rúcula, alface, tomate grelhado, cebola crocante e ketchup.

As cervejas também cabem numa folha. A hamburgueria é representante oficial da Praxis em Aveiro e serve várias versões sozinhas ou, em alternativa, acompanhadas numa prova de cervejas com quatro opções em ponto pequeno. Na sobremesa, há, por exemplo, gelado de ovos-moles, hortelã e amendoim caramelizado ou de chocolate com amendoim de mel e sal.

A decoração tem ar industrial «semiacabado», com elementos aconchegantes, como os sofás mandados fazer à medida. A vista é generosa para os canais da ria e para a cidade. E quem reserva mesa tem direito a um mimo de boas-vindas – uma placa preta com o seu nome inscrito e a indicação de que se encontra revoltado.

Partilhar
Partilhar
Morada
Praça do Mercado Manuel Firmino, loja 24, Aveiro
Telefone
910820067
Horário
Das 11h00 às 22h30; sexta e sábado, até às 23h45. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 9 euros


GPS
Latitude : 40.6416824
Longitude : -8.649075400000015

Leia também:

Os novos hambúrgueres de Aveiro juntam doce e salgado

Estes hambúrgueres são inspirados nos Reis de Portugal

Giro: hambúrgueres slow-food de sabor luso-brasileiro