Publicidade Continue a leitura a seguir

Gaia: Sushi fresco ao lado da praia e cheio de luz

Percorrer a fotogaleria para saber mais sobre o Mirai Sushi House. Na foto: Combinado de 16 peças, integrado no menu do dia. (Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens)
A estrutura de madeira, no interior, foi pensada para fazer lembrar o mar, dado o que se serve no restaurante.
Para acompanhar os pratos, sugere-se a sangria de maracujá, com uma doçura equilibrada.
À frente deste projeto na marginal de Gaia está Cristina Gomes, que aprendeu a fazer sushi com Paulo Morais.
Uma das sugestões mais inesperadas da carta é o nigiri de enguia.
A tempura de camarão com amêndoa é uma boa aposta para iniciar a refeição.
O menu de almoço fica por 12,50 e inclui um combinado de 16 peças com o peixe fresco do dia.
A vitrina é composta pelo peixe fresco que chega de Matosinhos, mas salmão, atum e um peixe branco estão sempre garantidos.
O restaurante, em frente à Praia de Valadares, ocupa o espaço deixado livre pela Casa das Farturas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O sushi surgiu na vida de Cristina Gomes, brasileira, há 36 anos a viver em Portugal, por acaso. Quando, certo dia, se deparou com um curso de sushi do sushiman Paulo Morais – figura consensualmente prestigiada da gastronomia asiática no país – decidiu participar. Acabou por ser uma das melhores alunas, o que lhe valeu um estágio no, agora encerrado, Shis, e ainda ajudou a abrir o Mercado do Bom Sucesso, onde deu workshops.

Mas, há uns meses, arriscou e atirou-se para uma aventura a solo, abrindo o Mirai em frente à praia de Valadares, em Vila Nova de Gaia, no início do verão. E está a correr bem. De tal forma que segundo Cristina, só por marcação se consegue uma mesa para jantar ao fim de semana. O que atrai portugueses e estrangeiros é a frescura do peixe que chega diariamente de Matosinhos e a criatividade que Cristina põe em tudo o que faz – um ceviche com um molho secreto, nigiri de enguia, gunkans, hosomaki, nigiri, uramaki – que casam na perfeição com a sangria de maracujá, saborosa e pouco doce.

A isto ainda se juntam as deliciosas sobremesas – destaca-se o bolo de chocolate em mousse e a Delícia Mirai -, um espaço pequeno e acolhedor, onde sobressai a estrutura em madeira a fazer lembrar um barco e os candeeiros que parecem pequenas nuvens.

Ao almoço, de segunda à sexta, há um menu do dia por 12,50 euros que inclui um mix de 16 peças de sushi com sashimi, bebida e café. E em breve, haverá mais uma razão para visitar o Mirai – os workshops que sushi que Cristina irá orientar. Há mar e mar, há comer e aprender.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Neste novo café em Gaia o menu é todo saudável
Novo museu de Gaia tem mais de 500 vinho (e não só)
Gaia tem uma nova pastelaria cheia de doces (e gatos)