Publicidade Continue a leitura a seguir

11 hotéis pelo país para comer (ou dormir) na consoada

Percorra a fotogaleria para ver alguns dos hotéis onde pode passar o natal
1. Galeria do Largo, Hotel A.S. 1829 (Porto) Quem escolher sentar-se à mesa de natal desta restaurante, antiga papelaria, pode esperar abrir a refeição com um sabor não muito típico da quadra. Salmão fumado com blini de cebolinho, pickles de rabanetes e molho de mel e mostarda é a sugestão do chef para a entrada fria. Os sabores outonais e regionais chegam ao prato com um aveludado de castanhas com raviolis de requeijão de Seia, que antecede o clássico bacalhau. Para terminar o chef apresenta uma sobremesa composta por leite creme, rabanada e arroz doce, coroada com um refrescante gelado de canela. Ceia de natal: 70 euros por pessoa. Almoço de natal: 35 euros por pessoa. Quarto duplo a partir de 98 euros (pequeno-almoço incluído)
2. Astória, InterContinental - Palácio das Cardosas (Porto) No Astória o prato principal do menu de degustação é o obrigatório bacalhau cozido com todos, mas o destaque vai também para o peru recheado com frutos secos e molho de vinho do porto. Na sala Square, a oferta, em formato buffet, começa com entradas frias e quentes, incluindo tanto diversos mariscos e pataniscas de bacalhau como rojões com tripa enfarinhada ou tempura de legumes com molho teriyaki. Para quem quiser acordar no dia 25 bem no coração da Baixa portuense, o programa natalício do Palácio das Cardosas (desde 308 euros) convida a um fim de semana prolongado, com duas noites de estada no hotel, com pequeno-almoço incluído e late check-out. Menu de consoada: 80 euros. Menu de Natal, 65 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 201 euros (inclui pequeno-almoço)
3. Monverde, Monverde Wine Hotel(Amarante) À mesa do restaurante do Monverde, o Natal seguirá as tradições nortenhas. «A nossa intenção é recriar os sabores da nossa infância», explica o chef Carlos Silva, que desde junho está à frente da cozinha deste hotel vínico Não falta o bacalhau cozido com todos, apresentado de forma pouco habitual: «Será cozido a baixa temperatura e a couve não é servida à parte, mas a envolver o próprio bacalhau», revela o chef. «O grão está presente em forma de puré», afirma. Menus de consoada e Natal, 49 euros.
4. Hotel Crowne Plaza (Porto) «Família e aconchego» foram as inspirações por detrás do menu de consoada, que vai ser servido na Sala Guimarães. Mas também há margem para criatividade contemporânea. Um bom exemplo dessa veia moderna é o ceviche de encharéu que compõe a entrada. Depois vem o «fiel amigo» e o tornedó de vitela acompanhado por rösti de batata e vegetais mediterrânicos. Quem quiser pernoitar no hotel pode optar pelo pacote de Natal, que inclui o jantar, estada em quarto duplo e pequeno-almoço. E um cálice de porto Burmester no check-in, para começar bem a noite. Jantar de consoada, 75 euros (bebidas não incluídas). Almoço de natal, 70 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 119 euros (inclui pequeno-almoço)
5. Porto Palácio Hotel, (Porto) Álvaro Costa, que está quase a completar um ano à frente da cozinha do hotel, não quis que ninguém ficasse de fora do festejo natalício e fez uma carta para vários gostos. Quem não passa sem bacalhau ou polvo vai tê-los. O primeiro cozido e o segundo no forno. O peru, recheado, será trinchado na mesa do cliente, que poderá escolher que parte da ave mais lhe agrada. Quem não quiser carne nem peixe tem um prato de penne com alcachofras e tomate. Os sabores franceses estarão presentes, principalmente em sobremesas como a bavaroise de frutos vermelhos. Antes de tudo, há uma boa seleção de mariscos e entradas. Menus de consoada e Natal, 65 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 143 euros (inclui pequeno-almoço)
6. Porto Novo, Sheraton Porto Hotel & Spa (Porto) O restaurante do Sheraton Hotel & Spa preparou um menu de consoada que promete reavivar memórias de infância. Para as entradas, o chef Idílio Barbosa escolheu ingredientes bem nortenhos – o leitão e o polvo –, acompanhados ainda de um camarão salteado com molho mil ilhas, «para um toque de sofisticação». Mas a verdadeira estrela da noite é a extensiva mesa de sobremesas. Há tronco de natal com creme de castanhas, folhado de chila, pudim abade de Priscos, sonhos de abóbora-menina e requeijão, farófias com limão, filhós de gengibre, e até sushi. Sim, rolinhos de sushi natalício, com fios de ovos envoltos em arroz doce e geleia de frutos vermelhos. Menus de consoada e Natal, 82,50 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 119euros
7. Restaurante Típico, Corinthia Lisboa Hotel (Lisboa) Tal como o nome do restaurante indica, também a noite da consoada e o almoço de Natal se fazem com pratos típicos desta quadra no Corinthia Lisboa Hotel. O prometido bacalhau, o peru e uma mesa de sobremesas em buffet são a garantia de uma refeição clássica. Os quentes, logo na noite da consoada, passam pelo típico bacalhau com broa, o caldo verde à minhota e um arroz de pato com enchidos de caça. Há uma estação de live cooking e a lista de entradas do buffet é tão longa que podia rivalizar com a das sobremesas. Já no dia seguinte, o almoço faz-se no mesmo registo mas com bacalhau à Conde da Guarda e peru assado com arroz árabe. Jantar de consoada, 75 euros. Almoço de natal, 65 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 165 euros (inclui pequeno-almoço)
8. Restaurante River Lounge, Myriad by SANA Hotels (Lisboa) Entrecosto salteado e um mil-folhas de batata que demoram duas horas a cozinhar são as estrelas deste menu de Natal pouco convencional, mas igualmente saboroso – e com vista para o Tejo. O restaurante do hotel de cinco estrelas inclui ainda neste menu foie gras de pato, pão de especiarias e cereja como entrada leve – que se apresenta em forma de presente embrulhado, já que na infância do chef Frederic Breitenbucher se abriam os presentes antes de jantar. E há também vieiras (apanhadas por mergulhadores na Noruega) marinadas com gelatina de manga, legumes crocantes e gel de maçã verde como entrada. Para adoçar o palato, seguem-se saint-honoré de framboesa e pistácio e um mil-folhas de praliné e sorbet de yuzu. Jantar de consoada, 80 euros. Almoço de natal, 80 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 216 euros (inclui pequeno-almoço)
9. Restaurante Luz (Iberostar Lisboa), Lisboa «O bacalhau é confitado em azeite virgem em vez de cozido ou assado, o grão é transformado em puré e envolvido dentro de um rolo de couve-lombarda, a batata também está em puré, as cenouras são «bebés», a azeitona é transformada em pó e não acompanha com o normal ovo cozido, mas sim cozinhado a baixa temperatura», explica o chef Jorge Fernandes sobre o menu de dia 24. O restante menu inclui três entradas: creme de cogumelos selvagens com espuma de parmesão; salada de polvo com pickles caseiros e vinagreta de framboesa. E trouxa de peru assado com chutney de kumquat; lombo de veado com crosta da pistácio (na imagem), cannelloni de batata-doce e trufa e um molho de vinho do porto para o prato de carne. Jantar de consoada, 80 euros. Almoço de Natal, 70 euros. Quarto duplo a partir de 326 euros (com jantar e pequeno-almoço)
10. Restaurante Rossio, Altis Avenida (Lisboa) Cada vez mais famílias escolhem passar a consoada nos hotéis, mas quem segue uma dieta vegetariana nem sempre tem a vida facilitada. Este ano, o chef do Restaurante Rossio não fez por menos: desenhou um menu à medida. O segredo da maior parte da confeção foi assar os legumes no forno, tal como se prova no puré de beterraba assada com coração de tomate cru temperado com flor de sal e uma coleção de legumes assados. O menu vegetariano vai estar também disponível noutra versão no dia 25 e no jantar de Ano Novo) Menus de consoada e natal, 51 euros. Quarto duplo na consoada a partir de 360 euros (inclui pequeno-almoço)
11. Grande Escolha, Dolce CampoReal (Torres Vedras) Presunto serrano e pêra rocha do Oeste, seguido de um creme de lavagante como entrada para o bacalhau confitado com azeite de trufa. Assim começa o menu especial, preparado pelo chef Rui Fernandes para o jantar de consoada no Grande Escolha, restaurante de fine dinning deste resort de cinco estrelas à entrada de Lisboa. As propostas do hotel começam no jantar no dia 24 de dezembro e vão até ao almoço no dia seguinte, com opção ou não da dormida. Além do Grande Escolha, também o restaurante Manjapão comemora a quadra com um buffet mais informal. Jantar de consoada, 65 euros por pessoa. Almoço de Natal no Manjapão, 42 euros por pessoa. Quarto duplo na consoada a partir de 155 euros (inclui jantar e pequeno-almoço).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Marcar mesa num restaurante de hotel para a noite de consoada podia ser um desfecho difícil de imaginar há algumas décadas. Mas o preconceito tem vindo a ser atenuado: nos hotéis, sabe-se cada vez melhor, come-se bem. E há outras vantagens. Há espaço de sobra para famílias numerosas – sem deixar de ser acolhedor para as pequenas –, dá para juntar familiares que moram longe e é um descanso para quem não aprecia a azáfama em redor dos tachos. E há também o fator «e-se-este-ano-fizessemos-uma-coisa-diferente?». Afinal, mais do que a mesa ou a sala, é a companhia que faz o Natal ser Natal.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Há um quiosque com brigadeiros para o Natal em Aveiro
Pipocas com sabor a piza e capuccino chegam a Portugal
Bolo-rei vegan? Sim, já existe e está à venda