Publicidade Continue a leitura a seguir

Do Alentejo ao Algarve: 12 roteiros para fazer este verão

Percorra a fotogaleria para ver todos os roteiros. (Fotografia de Jorge Simão)
Porto Covo Estradas abertas, paisagens selvagens e o oceano a servir de banda sonora. Chegar a Porto Covo é encontrar um abrigo feito da hospitalidade das gentes, das mesas cheias e dos dias de praia sem horas. Uma aldeia que é um mundo, para explorar de sentidos bem despertos. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Sara Matos/GI)
Beja Com a cotação turística da região em alta, impõe‑se uma visita à capital do Baixo Alentejo. «Redescoberta» é a palavra de ordem: dos sabores da terra, de um centro histórico convidativo, da própria paisagem, onde se escondem tesouros que exigem olhar atento. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Nuno Pinto Fernandes/GI)
Castro Marim Flor de sal colhida à mão, peixe do Guadiana, frutas de época apanhadas no quintal. Em Castro Marim não é preciso olhar para longe em busca daquilo que é bom. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Vasco Célio)
Tavira Nem praias, nem multidões. Neste Algarve esquecido, longe da costa onde se concentra a maioria, mandam a serra, as cigarras, os medronheiros, os saberes antigos e as tradições que se recusam a morrer. Uma viagem ao interior de Tavira, para viver sem pressas. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de António Pedro Santos)
Loulé Na serra do Caldeirão, no Algarve, ainda há quem resista à desertificação e à globalização, fiel a um modo de vida em desuso, feito ao ritmo das estações e da natureza. Entre o litoral algarvio e o interior alentejano, este é um território de fronteira, que não é uma coisa nem outra, e por isso se transforma em muito mais, quando descoberto, saboreado e vivido sem pressas, como fazem os de cá. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
Lagos A sul, Lagos fez história durante os Descobrimentos e ainda hoje conquista quem vem de fora pelo mar e pela praia. Há também quem se apaixone e fique, para fazer o caminho inverso: trazer os produtos da terra - e a gente - para a linha da frente. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Fernando Marques/GI)
Vila do Bispo Em setembro a nortada ruma a outras paragens, o calor volta a ser saudável e a temperatura de água ainda convida a mergulhos. Nesta Salema pachorrenta, vive-se vida simples e tranquila, uma aldeia-segredo com uma das melhores praias do mundo, peixe grelhado e um pequeno tesouro com milhões de anos. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de João Nauman)
Vilamoura Porto de iates de luxo e de festas, o complexo turístico revela uma surpreendente autenticidade nos detalhes do seu mais recente resort e em alguns novos pratos feitos com os produtos mais frescos de água doce e salgada. Enquanto as gentes da terra recuperam ofícios ancestrais, resgatam-se os valores que tornam Vilamoura mais que um destino de sol e praia. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Sara Matos/GI)
Grândola A eterna vila morena é também um concelho com uma geografia muito particular onde cabem 45 quilómetros de costa e praias como Comporta, Carvalhal ou Aberta Nova, uma serra, duas minas, vinhas, uma península e tantas outras coisas que valem ouro em tempo de lazer. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Jorge Simão)
Monchique É como se fosse um outro Algarve, dentro do Algarve, feito de velhos carvalhos, cascatas de água límpida e tradições que teimam em manter-se vivas. Sim, isto também é Algarve, mas aqui o mar só se avista da Foia, o ponto mais elevado da serra de Monchique, a 902 metros de altitude. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
Redondo Entre o típico montado, a verdejante paisagem da Serra de Ossa e vinhas a perder de vista, a vila de Redondo reúne o que de melhor o Alentejo tem para oferecer. Em tempos declarada, pelo rei D. João I, ponto de passagem obrigatória para todos os viajantes com destino a Évora e Vila Viçosa, a hospitalidade é por aqui uma tradição que teima em manter-se viva, de preferência à volta de um copo de vinho. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de António Pedro Santos/GI)
Ria Formosa Há um mundo por descobrir nas ilhas da Ria Formosa, essa parte ainda protegida do Algarve e reserva natural preciosa. Carregue aqui para ler o roteiro completo. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Servem de refúgio aos portugueses em tempo de férias, graças às amenas temperaturas e praias paradisíacas, mas a riqueza destas terras não se esgota nos postais de sol e mar. A Evasões correu as serras, as herdades, os restaurantes e os segredos mais bem escondidos do Algarve e do Alentejo e reuniu-os em 12 roteiros que nos levam à descoberta do sul do país. Para guardar, consultar e usar como pretexto para um fim de semana de retiro ou uma longa viagem pelos recantos do sul. Percorra a fotogaleria para conhecer estes guias.

 

Leia também:

Costa Vicentina: que bem que se está no campo
Rota Vicentina está entre as seis mais bonitas do mundo
TAP mostra Portugal com vídeo sobre regras de segurança