Publicidade Continue a leitura a seguir

Dia dos Açores: roteiros e passeios para (re)descobrir as belas ilhas açorianas

Ilha Graciosa. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Natureza pura, cidade, bons produtos locais, mar, oceano, serra, vinhas, vulcões, montanha, trilhos pedestres de cortar a respiração, mantos verdes. E por aí fora. A lista é tão extensa como versátil quando se fala na oferta e beleza cénica dos Açores, o que faz com que cada uma das suas distintas e complementares nove ilhas se tornem, por si só, motivo de viagem.

Mais do que nunca, não só pela importância da aposta do turismo interno para a recuperação do setor e da economia, mas também porque se assinala esta segunda-feira, dia 1 de junho, o Dia dos Açores – celebração anual instituída pelo parlamento açoriano em 1980 -, vale a pena recordar alguns dos roteiros e escapadelas que a Evasões tem feito no terreno, pelas várias ilhas deste arquipélago. Basta ir clicando nos links ao longo do texto.

Da maior, a de São Miguel, à mais pequena, a do Corvo, passando pelas restantes, e não menos importantes, não faltam motivos para uma visita. A começar pelo passeio a pé por alguns dos mais bonitos trilhos das ilhas do Pico, São Jorge e Faial, também chamadas de Triângulo pela proximidade a que se encontram umas das outras. Um percurso na natureza que fica na memória e que qualquer pessoa pode fazer. Por falar em Faial, importa ainda recordar o roteiro que liga a tradição à modernidade nesta ilha do Grupo Central.

Ilha do Faial. (Foto Adelino Meireles/GI)

Quem preferir a beleza discreta de Santa Maria, a oriente do arquipélago, pode deliciar-se neste roteiro com a sua riqueza geológica, praias de areia fina, trilhos pedestres e simpatia das gentes. Para umas férias de verão num destino discreto, a bússola aponta também os caminhos até à Graciosa, pequena em escala mas grande em determinação e carácter. Uma preciosidade, que pode ser descoberta com estas sugestões.

Os amantes das caminhadas podem espreitar este artigo sobre um dos mais belos trilhos da ilha de São Jorge, que começa a 700 metros de altitude, no cimo da serra do Topo.

E ainda no grupo central de ilhas, há muito para comer, saborear, ver, descobrir e palmilhar pela Ilha Terceira, a terceira maior em tamanho e segunda em habitantes. Para um passeio que liga a natureza à cidade, clique aqui, enquanto as sugestões de comida e alojamento seguem neste artigo.

Ilhéu das Cabras, Ilha Terceira. (Fotografia: GI)

De volta a oriente, São Miguel pode ser conhecida pela lagoa das Sete Cidades, por Ponta Delgada e pelas suas Furnas. Mas há muito mais para descobrir nesta ilha, nomeadamente o município da Ribeira Grande, com várias maravilhas no currículo, e nenhuma delas fica atrás dos mais famosos postais de São Miguel. Na costa sul da ilha, a cidade de Lagoa é uma caixinha de surpresas a cada passo, entre um modo de vida tranquilo, banhos no mar e tradições que se mantêm. Basta espreitar aqui.