Dia dos Açores: roteiros e passeios para (re)descobrir as belas ilhas açorianas

Dia dos Açores: roteiros e passeios para (re)descobrir as belas ilhas açorianas
Ilha Graciosa. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
Mais do que nunca, neste Dia dos Açores, assinalado esta segunda-feira, vale a pena recordar os diversos encantos naturais das nove ilhas do arquipélago, um bom destino de férias para este verão.

Natureza pura, cidade, bons produtos locais, mar, oceano, serra, vinhas, vulcões, montanha, trilhos pedestres de cortar a respiração, mantos verdes. E por aí fora. A lista é tão extensa como versátil quando se fala na oferta e beleza cénica dos Açores, o que faz com que cada uma das suas distintas e complementares nove ilhas se tornem, por si só, motivo de viagem.

Mais do que nunca, não só pela importância da aposta do turismo interno para a recuperação do setor e da economia, mas também porque se assinala esta segunda-feira, dia 1 de junho, o Dia dos Açores – celebração anual instituída pelo parlamento açoriano em 1980 -, vale a pena recordar alguns dos roteiros e escapadelas que a Evasões tem feito no terreno, pelas várias ilhas deste arquipélago. Basta ir clicando nos links ao longo do texto.

Da maior, a de São Miguel, à mais pequena, a do Corvo, passando pelas restantes, e não menos importantes, não faltam motivos para uma visita. A começar pelo passeio a pé por alguns dos mais bonitos trilhos das ilhas do Pico, São Jorge e Faial, também chamadas de Triângulo pela proximidade a que se encontram umas das outras. Um percurso na natureza que fica na memória e que qualquer pessoa pode fazer. Por falar em Faial, importa ainda recordar o roteiro que liga a tradição à modernidade nesta ilha do Grupo Central.

Ilha do Faial. (Foto Adelino Meireles/GI)

Quem preferir a beleza discreta de Santa Maria, a oriente do arquipélago, pode deliciar-se neste roteiro com a sua riqueza geológica, praias de areia fina, trilhos pedestres e simpatia das gentes. Para umas férias de verão num destino discreto, a bússola aponta também os caminhos até à Graciosa, pequena em escala mas grande em determinação e carácter. Uma preciosidade, que pode ser descoberta com estas sugestões.

Os amantes das caminhadas podem espreitar este artigo sobre um dos mais belos trilhos da ilha de São Jorge, que começa a 700 metros de altitude, no cimo da serra do Topo.

E ainda no grupo central de ilhas, há muito para comer, saborear, ver, descobrir e palmilhar pela Ilha Terceira, a terceira maior em tamanho e segunda em habitantes. Para um passeio que liga a natureza à cidade, clique aqui, enquanto as sugestões de comida e alojamento seguem neste artigo.

Ilhéu das Cabras, Ilha Terceira. (Fotografia: GI)

De volta a oriente, São Miguel pode ser conhecida pela lagoa das Sete Cidades, por Ponta Delgada e pelas suas Furnas. Mas há muito mais para descobrir nesta ilha, nomeadamente o município da Ribeira Grande, com várias maravilhas no currículo, e nenhuma delas fica atrás dos mais famosos postais de São Miguel. Na costa sul da ilha, a cidade de Lagoa é uma caixinha de surpresas a cada passo, entre um modo de vida tranquilo, banhos no mar e tradições que se mantêm. Basta espreitar aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend