Publicidade Continue a leitura a seguir

Celebrar o São Valentim com visita gratuita aos Clérigos

Percorra a fotogaleria para ver imagens da Torre dos Clérigos, da igreja e da vista panorâmica. (Fotografia: Igor Martins/GI)
Vista panorâmica sobre a cidade, no topo da torre. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Quarta-feira, dia dos namorados, o monumento tem entrada livre, das 09h00 às 19h00. (Fotografia: André Gouveia/GI)
O conjunto da torre e igreja é um dos exemplos mais notáveis do estilo barroco em Portugal e está classificado como Monumento Nacional desde 1910. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
A maioria dos turistas continuam a ser estrangeiros, cerca de 80%, mas em 2017 registou-se ainda um aumento de 5% de cidadãos nacionais entre as pessoas que sobem à torre. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
No início deste ano foram colocados sensores em todas as entradas do edifício e que vão permitir contabilizar e distinguir o número de pessoas que visitam apenas a igreja, e os que adquirem bilhete para o museu e para a torre. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Em 2017 o monumento conquistou o prestigiado Prémio Europa Nostra. Um galardão atribuído pela União Europeia a intervenções e contributos com vista à preservação do património cultural. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta quarta-feira vai poder festejar o dia de São Valentim com uma das paisagens mais românticas sobre o a cidade do Porto. Das 09h00 às 19h00 a visita à Torre dos Clérigos vai ser de entrada livre, para celebrar o número de pessoas que visitaram o monumento em 2017, e que ultrapassou todos os valores registados até então.

No ano passado foram contabilizados mais de 665 mil visitantes, o que se traduz num aumento de 7% em relação ao ano anterior. A maioria dos turistas continuam a ser estrangeiros, cerca de 80%, mas no período referido registou-se ainda um aumento de 5% nos cidadãos nacionais que sobem à torre.

Também durante 2017 foram várias as iniciativas realizadas no monumento. De destacar os concertos diários (365 ao todo) com os órgãos de tubos históricos da Igreja dos Clérigos. O varandim e a escadaria da torre também foram palco de quase duas dezenas de concertos de orquestras de música sinfónica e de câmara, grupos corais, de jazz, ópera, fado, tunas, e outros estilos musicais.

No âmbito dos prémios, 2017 também foi um bom ano para os Clérigos. O conjunto monumental foi distinguido com o título de «Emblema Regional» pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e conquistou o prestigiado Prémio Europa Nostra. Um galardão atribuído pela União Europeia a intervenções e contributos para a preservação do património cultural.

Já o ano de 2018 começou com a implementação de uma novidade no monumento, um conjunto de sensores colocados nas entradas do edifício que registam as entradas e saídas de todos os visitantes, e que vão permitir, no final do ano, contabilizar e distinguir o número de pessoas que visitam apenas a igreja, e os que adquirem bilhete para o museu e para a torre.

Partilhar
Morada
Torre dos Clérigos, Rua de São Filipe Nery, Porto (Baixa)
Telefone
220145489

Email
250@torredosclerigos.pt

GPS
Latitude : 41.1456656096151
Longitude : -8.614634608667757

Leia também:

Na Ribeira do Porto há um wine bar premiado
S. Valentim: este jantar tem diamantes à sobremesa
Terraço com vista no Porto serve cocktails com chocolate