S. Valentim: este jantar tem diamantes à sobremesa

A tradição cumpre-se anualmente no Four Seasons Hotel Ritz Lisboa: a cada dia 14 de fevereiro, o salão do restaurante Varanda transforma-se num cenário para quem quer celebrar o amor. E o romantismo está nos pratos.

As borboletas na barriga, tão próprias do início de um amor, são também elas o primeiro passo do menu especial que o Four Seasons de Lisboa preparou para o Dia dos Namorados. Trata-se de um cocktail de tequilla, de nome Borboleta, servido antes da passagem ao salão do restaurante Varanda. Não é a única referência ao amor durante a refeição, no entanto. De forma discreta, as menções ao dia de São Valentim surgem também nos corações de chocolate branco (para comer) à sobremesa, e ainda nos bombons de chocolate com diferentes ganaches, servidos no final do menu. Alguns têm forma de diamante, outros de rosa, de coração e até de palavra, Love.

Borboletas e diamantes à parte, é certo que os visitantes vão sair do restaurante do hotel com estômago reconfortado, mas não pesado. O menu pensado para o São Valentim, disponível apenas nesse dia, é ele próprio leve com os pratos principais a serem peixe e marisco.

O amuse bouche do chef traz dois snacks para começar: um caviar com sour cream e um cracker de arroz venera com tártaro de robalo. Segue-se a ostra fine de claire, da região de Setúbal, servida com molho de shiso e rodeada por uma nuvem de fumo. É nesse momento que Gabriela Marques, a escanção distinguida, por estes dias, nos prémios da Academia Internacional da Gastronomia, serve um Quinta da Boa Esperança 100% sauvignon blanc, um «vinho muito mineral para acompanhar o salmonete com gamba rosa, espuma de crustáceos e yuzu».

A degustação continua com um prato com vieiras aveludadas, couve-flor roxa e condimento de gengibre e pimenta voatsiperifery e termina já com a dourada rosa, salicórnia e molho de bivalves, antes da passagem a uma também fresca sobremesa. O dacquoise de coco e lima parece um suave marshmallow acompanhado por framboesas, lichias e um sorvete de sudachi (um cítrico japonês, primo do limão) e deixa até vontade de comemorar a data mais vezes, por ano.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Rodrigo da Fonseca, 88 (Parque Eduardo VII)
Telefone
213811400
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Não encerra.

Website

GPS
Latitude : 38.72563019655147
Longitude : -9.155167649073746

Leia também:

11 restaurantes com bar em Lisboa
Chegou o mais exclusivo lanche japonês de Lisboa
Aqui janta-se vendado, sem saber o que se vai comer