Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: o ‘quinto sabor’ está na carne do novo restaurante de Santos

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante Umami, em Lisboa. (Fotografias: DR)
Os croquetes de novilho e queijo da serra com maionese de chouriço e sweet chili são uma das entradas.
O forte da carta são as carnes maturadas, de black angus. Há tomahawk, t-bone, tornedó de novilho e entrecôte, por exemplo.
O chef, Miguel Murtinheira, procura fazer cozinha de autor nas entradas e nas sobremesas.
No capítulo final da refeição são várias as opções por onde escolher.
O restaurante abriu na zona de Santos, com porta virada para a Avenida 24 de Julho.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A ciência explica que o primeiro contacto com o umami – o chamado quinto sabor, além de doce, amargo, ácido e salgado – é feito ao beber leite materno, rico em glutamato. Glutamato, já agora, é um aminoácido cujos recetores na língua foram descobertos no início do século XX, pelo professor de química Kikunae Ikeda numa universidade de Tóquio. Passados todos estes anos, sabe-se que, na verdade, o glutamato, responsável pelo umami, já estava presente em inúmeros alimentos como cogumelos, tomate, peixe, queijo, legumes e carnes, mas não era reconhecido.

Agora, o restaurante Umami vem dar-lhe uma nova razão de ser na zona de Santos, em Lisboa. Cláudio Simões, confesso apreciador de carnes, é o investidor do projeto, o primeiro restaurante, após várias pastelarias em Angola. E Miguel Murtinheira foi quem criou a carta do Umami, assumindo a cozinha com a experiência de quem, aos 23 anos, já passou por vários restaurantes e trabalhou dois anos nos cruzeiros da Douro Azul, servindo refeições a 180 passageiros por dia.

Aqui, procura fazer «cozinha de autor nas entradas e nas sobremesas», explica, e nada melhor que croquetes de novilho e queijo da serra com maionese de chouriço e sweet chili para apaladar a conversa. Nos pratos principais o segredo está na qualidade da carne, toda de raça black angus e desmanchada em Portugal.

A estrela é o chuletón maturado 35 dias, cozinhado sem sal e cortado sobre uma pedra de sal dos Himalaias para o cliente temperar a carne a gosto – podendo acompanhar tudo com batata frita rústica, maionese de alho e legumes salteados, entre outras opções. Mas também há tomahawk, t-bone, tornedó de novilho, entrecôte e frango desossado com molho de manteiga e alho, por exemplo.

Para beber, vinhos de todo o país, e a terminar em festa uma imperdível mousse de after-eight com sopa fria de morango e um brownie de caramelo salgado com gelado de baunilha que o chef promete acrescentar à carta. Está aprovado.
Partilhar
Partilhar
Morada
Avenida 24 de Julho, 110 (Santos), Lisboa
Telefone
213960853/963273627
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerra domingo ao jantar.
Custo
(€€) Preço médio: 30 euros


GPS
Latitude : 38.7040726
Longitude : -9.162112999999977

Leia também:

Lisboa: 4 restaurantes onde a boa carne é garantida
5 restaurantes para comer boa carne argentina em Lisboa
Lisboa: abriu um novo ‘Local’ com comida saudável em Santos