Publicidade Continue a leitura a seguir

Aveiro tem novos pratos em antigos armazéns de sal

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante Salpoente, em Aveiro. Na fotografia: leitão com cenoura, laranja e salada. (Fotografias de Maria João Gala/GI)
O restaurante Salpoente já tem 30 anos de existência mas foi renovado há cinco anos.
O chef Duarte Eira a preparar a caldeirada de enguias.
Caldeirada de enguias.
Sobremesa de maçã e requeijão.
Bombons «petit-fous» (chocolate com maracujá e uma crosta de amêndoa).
O espaço nasceu em antigos armazéns de sal.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O restaurante Salpoente, que recria pratos da cozinha tradicional portuguesa dando-lhes nova roupagem, continua a ser de «especialistas em bacalhau», como se lê na jaleca do chef Duarte Eira. Mas a carta primavera-verão estende a oferta aos produtos da ria de Aveiro, como amêijoas e algas, e a outras riquezas à volta, do leitão à carne marinhoa, raça bovina produzida na zona lagunar do Baixo-Vouga. Mesmo os vinhos são, essencialmente, de Bairrada e Dão.

Entre os pratos acabados de chegar estão o tártaro de novilho com alma de caviar e hóstia de arroz; o carpaccio de bacalhau com algas, amêijoas à Bulhão Pato, broa e coentros; a caldeirada de enguias, a enguia frita com espuma de caldeirada e gel de coentros; ou a barriga de leitão crocante com molho de carne, cenoura, laranja e salada. Aposta-se mais nos menus de degustação e presta-se homenagem às natas do céu, além da ria – esse doce traduz-se num tubo de nata com baunilha, ovos-moles, framboesa e gelado de ovos-moles.

As referências a Aveiro não se esgotam na mesa, basta olhar em redor: o Salpoente nasceu da recuperação de dois velhos armazéns de sal, no Cais de São Roque, em frente à ria. O restaurante já leva quase três décadas de existência, mas há cinco anos foi remodelado e deu as boas-vindas ao chef Duarte Eira, que em 2011 venceu o concurso A Revolta do Bacalhau e em 2017 ficou entre os cinco melhores no concurso Chefe Cozinheiro do Ano. A arte de bem cozinhar convive com outras naquela casa, que também tem obras de artistas em exposição.

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Cais de São Roque, 83, Aveiro
Telefone
234382674/915138619
Horário
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h30. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 50 euros. Menus de degustação desde 39 euros (vegetariano). Menu de degustação de vinhos, 20 euros. Menus executivos (à semana, ao almoço) desde 15 euros.


GPS
Latitude : 40.6469066
Longitude : -8.651166399999966

 

Leia também:

Os melhores sítios para sair à noite em Aveiro
Aveiro: Novidades para descontrair, comer e beber
Aveiro: Dois novos sítios onde dormir no centro da cidade