Publicidade Continue a leitura a seguir

Romeira: Tudo sobre o novo mercado de comida de Almada

Percorra a fotogaleria para conhecer os espaços do novo Mercado da Romeira. (Fotografia Jorge Amaral / Global Imagens)
Na zona exterior do Mercado da Romeira encontram-se várias mesas, um anfiteatro e ainda o balcão dos sumos (que também está voltado para o armazém dos restaurantes), a padaria de pão alentejano em forno a lenha e uma geladaria-creperia. (Jorge Amaral / Global Imagens)
A zona principal da restauração encontra-se dentro de um armazém com pé-direito alto, onde antigamente funcionava a zona de transformação de uma fábrica de cortiça. As mesas e bancos corridos de madeira escura ocupam o centro da sala e no teto está um candelabro feito com garrafas de vidro. (Fotografia de Jorge Amaral / Global Imagens)
Hamburgueria da Romeira João Marques cozinhou para a Marinha durante anos enquanto militar, prestou consultoria a restaurantes e abriu com o irmão uma fábrica de bolo do caco, na Quinta do Conde. É de lá que vêm os pãezinhos doces que são recheados com hambúrgueres de novilho, de frango e vegetarianos. João deu-lhes nomes de embarcações e são servidos com uma maionese verde e batata doce «a sério, descascada e cortada» ali. Custam entre 7,50 e 8,50 euros. (Jorge Amaral / Global Imagens)
Padaria da Avó Luísa Na família de Salomé sempre se fez pão alentejano, mas nem sempre o comercializaram. A sua mãe foi a primeira da família a abrir uma padaria, na Margem Sul, mas por questões burocráticas acabou por encerrar após 40 anos de atividade. O espaço reabriu agora na Romeira, com um forno a lenha instalado junto ao jardim, onde é feito o pão diariamente (1,65 euros), que pode até ser encomendado. Além desta especialidade, há também pão com chouriço e caldo verde. (Jorge Amaral / Global Imagens)
Oficina da Carne O também proprietário do restaurante de tex-mex Contrabando, em Santos, assume-se como «carnívoro» e faz desta paixão a matéria-prima do seu novo restaurante. Na Oficina da Carne encontra-se maminha e chuleton argentinos, entrecôte do Uruguai, secretos ibéricos e outros cortes como picanha e vazia maturada. Cada porção é generosa e inclui dois acompanhamentos, entre estes batata frita, salada e arroz. É também possível levar carne para casa. (Jorge Amaral / Global Imagens)
Costa's by Gula do Meko Há 13 anos situado a 100 metros da Praia do Meco, o Gula faz-se agora representar pela segunda geração da família Costa, com os irmãos Hugo e Miguel. Ao contrário do restaurante, no Meco, onde há espaço para peixe grelhado, este quiosque da Romeira cinge-se mais ao marisco, com três pequenos aquários. É possível pedir as tradicionais amêijoas e gambas, mas também entradas originais, como as pipocas de polvo acompanhadas por maionese picante, e ainda alguns pratos do dia: caril de gambas, cataplana e massada. (Fotografia de Jorge Amaral/GI)
Rock do Rio No fundo do armazém está o Rock do Rio, um bar com dois andares, que dá também acesso ao jardim. Ali é possível pedir uma imperial, um gin e outros cocktails, enquanto se ouve música. (Jorge Amaral / Global Imagens)
Sushi Town Sushi de fusão, combinados e gyozas fritas são algumas das especialidades deste restaurante, que estava já há quatro anos na Torre da Marinha, Seixal. O proprietário Júnior Reis nasceu em Minas Gerais, Brasil, mas mudou-se há uns anos para Portugal para abrir este espaço de sushi, que está agora também no Mercado da Romeira com algumas alterações na carta: entre elas a introdução de ceviches, sunomonos e poke bowls. (Jorge Amaral / Global Imagens)
Taverna Junto ao grande candelabro de garrafas de vidro está o bar-garrafeira Taverna, que serve vinho de várias regiões do país. É possível consumir no local, levar para casa (a preços mais acessíveis) e ainda pedir alguns petiscos para acompanhar, como torresmos, pica-pau, moelas e choco frito - a partir de 2,50 euros. (Jorge Amaral / Global Imagens)
Sumos da Romeira A oferta deste quiosque não é grande, mas é uma alternativa aos restantes bares de vinho, cocktails e cerveja. Aqui pedem-se sumos naturais e batidos. (Fotografia Jorge Amaral / Global Imagens)
Geladaria-Creperia Na zona do jardim está o quiosque vermelho com gelados de uma marca internacional, alguns salgados e crepes, aos quais se pode juntar ou não uma bola de sorvete. (Jorge Amaral / Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

No espaço do recém-inaugurado Mercado da Romeira, que abriu portas a 22 de junho na Cova da Piedade, em Almada, nunca existiu um mercado tradicional, com legumes, fruta e peixe. Na verdade, ali funcionou em tempos uma antiga fábrica de cortiça e o local estava abandonado há já 60 anos, até que o empresário Luís Ramos Nunes decidiu dar-lhe uma nova vida, em 2015.

As obras prolongaram-se quase três anos e implicaram uma grande intervenção, incluindo dar uma cobertura ao antigo armazém de transformação de cortiça, onde agora fica a principal zona da restauração do Mercado da Romeira. Ali encontra-se um bar-garrafeira com vinhos nacionais, um espaço de tapas e petiscos, uma hamburgueria, um restaurante de carnes, uma marisqueira, um quiosque de sobremesas regionais e até um bar com dois andares.

Em redor do armazém está o jardim, com esplanada e uma padaria, uma geladaria-creperia e ainda um anfiteatro para espetáculos. São 14 espaços no total a fazer da Romeira um novo ponto de visita na margem sul. Fique a conhecê-los na fotogaleria acima.

Partilhar
Morada
Rua Manuel José Gomes, 101, Romeira (Cova da Piedade), Almada
Horário
Das 12h00 às 00h00. Sextas e sábados, até às 02h00. Não encerra


GPS
Latitude : 38.6714445
Longitude : -9.153328099999953

Leia também:

Ribs & Company: Barbecue americano chegou à Margem Sul
8 bares de praia para ir este verão
Almada a Setúbal: 8 restaurantes para ir na outra margem