Publicidade Continue a leitura a seguir

Famalicão: Nesta casa há petiscos, cubas e futebol

A Cubata - Petiscaria da Vila foi renovada no final do ano passado. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Domingo continua a ser dia de cuba e picadinho na renovada Cubata. Tradição que atravessa os mais de 60 anos da casa, e que a nova geração à frente do negócio de família fez questão de manter.

No final do ano passado, Catarina Vilaça, juntamente com o marido, Nelson Silva, e o irmão Artur, decidiu pegar na antiga tasca dos pais e dar-lhe um novo ar, mais ligeiro e confortável, a que se juntou ainda uma maior aposta na ementa.

«Sempre foi conhecida pela casa das cubas», conta Artur. Daí o nome. Mas a recente reestruturação fez-lhe merecer o acrescento de Petiscaria da Vila. Além do bar – que serve também gins, vinhos e alguns cocktails mais clássicos -, também a sala de refeições foi totalmente renovada, com bancos e mesas em madeira, apenas pontuada por alguns objetos de outros tempos.

Nas ardósias penduradas numa das paredes pode ler-se alguns dos petiscos que ali se servem. «Já funcionou como ementa, mas entretanto a parede ficou pequena», ri-se Nelson.

De uma mão cheia de petiscos passaram a ter dezenas, que vão mudando a cada passo. Ao típico picadinho – receita original da casa – juntaram-se as bolinhas de alheira, camarões em tempura, taquinhos de bacalhau, omeleta de chouriça e outras sugestões. Para acompanhar, todos os dias há arroz malandro, como o de tomate e feijão branco, saboroso e acabado de sair do lume. É a especialidade de Catarina, que comanda a cozinha ao lado da mãe, Florbela.

De lá, ao almoço também saem os pratos do dia, como a feijoada de choquinhos, e ainda a sugestão mais robusta da ementa, o bife da vazia maturado. Uma opção de peso, que à semelhança de todo o menu, se quer para partilhar.

Em dias especiais – quando há jogo do Benfica – desce a tela e o projetor para se ver a bola. Como se ainda faltassem razões para juntar a família e os amigos em redor de uma daquelas mesas fartas.

Degustação de petiscos
Grupos com mais de 6 pessoas podem optar pelo menu de degustação (15 euros por pessoa), que inclui 16 a 18 petiscos, e ainda sobremesa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

As tábuas são rainhas neste novo lugar em Famalicão
Abriu uma pizaria temática de piratas em Famalicão
Há doces da avó na nova confeitaria de Famalicão