Publicidade Continue a leitura a seguir

Panquecas, tostas e ovos no novo café saudável do Porto

Percorrer a fotogaleria para ver imagens do Nola Kitchen, bem como alguns dos seus pratos. (Na foto: Panquecas Very Berry, com frutos vermelhos, merengue de abacate, xarope de ácer, amêndoa laminada e menta fresca) (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
Beatriz Vergueiro e Maria Torres, proprietárias.
A decoração do Nola Kitchen é minimalista, pautada por preto e cinzento.
Tosta de batata doce e beterraba assadas com queijo feta, espinafres salteados, balsâmico de mostarda e mel, e ovo estrelado acompanhado com salada.
Uma das sugestões de Maria é o caseiro banana bread.
No primeiro piso encontra-se uma mesa comunitária e lugares com vista para o exterior.
A lista das bebidas é longa mas destaca-se o sumo natural Light Detox, o Summer Bliss e o smoothie Protein Kick. Sempre servidos com palhinhas de vidro.
O menu, do tamanho de um jornal, é um dos pontos diferenciadores deste espaço que privilegia a cozinha equilibrada.
Em breve, o Nola irá começar a servir jantares.
À disposição dos clientes, há livros sobre cozinha para ler e fotografias de moda para apreciar (e comprar).
No Nola Market vende-se granolas, mel e compotas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo o que está na carta do Nola é preparado na cozinha e, de preferência, com ingredientes que «façam o menor número de quilómetros» para lá chegar, explica Maria Torres, que juntamente com o namorado Alexandre Santos e a amiga e sócia Beatriz Vergueiro, abriram o espaço em meados de setembro.

Algumas das exceções são os chás franceses da Compagnie Coloniale e o Prana Chai, que vem da Austrália. Os smoothies, as sweet bowls, as tostas e os ovos, as panquecas e os pratos para partilhar são todos confecionados na casa, com a ajuda de Filipa Cardosa, autora do blogue Diospiro e consultora de restauração. Os queijos vêm da vizinha Queijaria do Almada, o café (de especialidade) da portuense Combi, o pão de fermentação lenta é da Garfa, sediada em Custóias, e mesmo o gin, Cura, é nacional.

Farinhas e açúcares refinados, produtos processados, aditivos e conservantes não têm lugar no Nola, o que não impede que cheguem às mesas pratos tão saborosos como as panquecas Very Berry, com frutos vermelhos, merengue de abacate, xarope de ácer, amêndoa laminada e menta fresca ou a inesperada tosta de batata doce e beterraba assadas. A carta de bebidas é longa, desdobrando-se em sumos naturais, smoothies, limonadas, bebidas com café, vinhos e cocktails, mas convém lembrar que as águas, algumas aromatizadas, são para ser bebidas gratuitamente. Quanto ao brunch, há três menus pode onde optar, dos 15 aos 25 euros, e podem ser pedidos todos os dias.

A carne e o peixe também têm o seu lugar no Nola, porque tal como o nome sugere – Nola é a junção das palavras no labels -, aqui não há rótulos, só comida feita com consciência e muito carinho.

SUSTENTABILIDADE
É um dos pilares do Nola e reflete-se nas palhinhas de vidro, nos tecidos orgânicos usados para as almofadas e guardanapos, e na produção de bebidas vegetais na casa, evitando as embalagens.

Partilhar
Partilhar
Morada
Praça Filipa de Lencastre, 25, Porto
Telefone
910595015
Horário
Das 09h00 às 16h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 12 euros


GPS
Latitude : 41.1479156
Longitude : -8.612534200000027

Leia também:

Grande Porto: 6 ideias para um fim de semana prolongado
Há uma nova cafetaria saudável na Baixa do Porto
Porto: Um café e jardim secreto para fugir da confusão