Publicidade Continue a leitura a seguir

Os programas de culinária que encantaram o mundo

Percorra nesta fotogaleria alguns dos programas de culinária de maior êxito mundial. (Fotografias: DR)
Masterchef O concurso nasceu em 1990 e foi adaptado por mais de 40 países. As edições australiana e norte-americana foram das mais bem-sucedidas.
Kitchen Nightmares A visita de Gordon Ramsay a restaurantes que precisam de ajuda deu origem a este formato, transmitido entre 2007 e 2014. A TVI adaptou o programa, com o Pesadelo na Cozinha de Ljubomir Stanisic.
Top Chef A competição televisiva estreou-se em 2006 nos EUA e já tem 14 temporadas de sucesso. Padma Lakshmi apresenta.
Food Revolution O britânico Jamie Oliver estreou-se na TV em 1999, com The Naked Chef, mas foi com este Food Revolution, em 2010, que incentivou uma discussão nacional sobre a alimentação nas escolas do Reino Unido.
Anthony Bourdain: No Reservations Não foi o primeiro programa de TV conduzido pelo chef norte-americano mas foi o mais popular até agora, sendo exibido mundialmente entre 2005 e 2012. Bourdain gravou em Lisboa um dos episódios e mais tarde fez o mesmo com Parts Unknown, no Porto.
Nigella Bites Em 1999, Nigela Lawson saltou dos livros para a televisão com o formato de sucesso Nigella Bites. E nunca mais parou.
Ace Of Cakes O reality show sobre o negócio de bolos gigantes e personalizados de Duff Goldman obteve boas audiências nos EUA, entre 2006 e 2011 e foi exibido internacionalmente. Como em Portugal, por exemplo, no cabo.
The Great British Bake Off Chegou em 2010 e é um dos programas de maior audiência do Reino Unido, onde já soma oito temporadas, e contando tanto com participantes anónimos como famosos.
Hell's Kitchen O reality show onde Gordon Ramsay ensina e avalia novos talentos (ou desastres) da cozinha, foi um sucesso mundial e prolongou-se ao longo de 17 temporadas.
30 Minute Meals As receitas rápidas feitas até 30 minutos de Rachel Ray mostraram ser um êxito nos EUA, exibido durante 11 anos seguidos. O formato chegou a vencer um Emmy.
Man Versus Food O norte-americano Adam Richmann conduz o reality show de sucesso, exibido em Portugal, onde semanalmente se põe à prova: os desafios consistem em comer quantidades de comida à partida inimagináveis.
Guy's Big Bite Guy Fieri cozinha alguns dos seus pratos preferidos neste programa norte-americano que já soma 13 temporadas, quase 200 episódios e nomeações aos Emmy.
Cake Boss O dia-a-dia de um negócio de pastelaria é o segredo para o sucesso deste formato, com 10 temporadas exibidas nos EUA e um galardão Kid's Choice Award para Melhor Programa de Culinária no currículo.
Chopped Ted Allen apresenta o formato que desafia quatro participantes a transformarem ingredientes básicos numa extraordinária refeição de três pratos.
Chef's Table A série documental da Netflix estreou-se em 2015 mas já tem três temporadas. A cada episódio, segue-se o dia-a-dia de um chef nos quatro cantos do mundo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma pesquisa no Google basta para a Internet nos contar que o primeiro programa de televisão inteiramente sobre culinária foi emitido pela BBC, no Reino Unido, em junho 1946. Chamava-se Cookery, teve uma duração de apenas 10 minutos e era apresentado pelo chef britânico Philip Harben, que cozinhou neste arranque um prato com lagosta.

Depois deste, um segundo formato ligado à gastronomia foi transmitido na televisão norte-americana dois meses depois, em agosto de 1946. Tratava-se de I Love To Eat, com James Beard, ao longo de um quarto de hora.

Mas muita coisa mudou ao longo das décadas que se seguiram. O mundo apaixonou-se por este tipo de programas, que se multiplicaram, especialmente nos últimos anos, pelas televisões mundiais, criando franchises de grande êxito que foram adaptados nos quatro cantos do mundo, como Masterchef ou Top Chef, por exemplo.

Mas não só. No Dia Mundial da Televisão, que se assinala esta terça-feira, veja nesta fotogaleria alguns dos programas internacionais de culinária de maior sucesso. Bom apetite!

 

Leia também:

Nostalgia saborosa: recordar os primeiros ‘chefs’ da TV
Dia da Preguiça: 10 locais onde pode esticar-se num sofá
Livros #1: «chefs» de todo o mundo em livro solidário de sopas