Nostalgia saborosa: recordar os primeiros ‘chefs’ da TV

Nos últimos anos podemos ter assistido a um «boom» de concursos de culinária, mas programas de gastronomia fazem parte da nossa televisão desde o seu início. Recorde alguns dos primeiros rostos que os apresentaram, hoje que é Dia Mundial da Televisão.

Há muito que a televisão tem ajudado a aguçar o apetite e a apurar o palato dos portugueses, com programas de culinária que permanecem na memória de muitos até aos dias de hoje.

É certo que este tipo de formatos sofreu um boom de popularidade nos últimos anos, tendo dado origem a uma avalanche mundial de concursos como Masterchef e Top Chef, por exemplo, e elevando vários chefs ao escalão de estrelas de Hollywood, como Gordon Ramsay, Jamie Oliver ou Nigella Lawson.

No nosso pequeno ecrã, a cozinha também tem conquistado cada vez mais espaço, quer com o nascimento de canais temáticos por cabo (24Kitchen ou Food Network por exemplo), quer com a presença de chefs portugueses em rubricas fixas em praticamente todos os programas de daytime.

Ainda assim, a gastronomia portuguesa está em destaque na televisão desde que esta existe. Maria de Lourdes Modesto, Filipa Vacondeus, António da Silva, Michel Silva, Carlos Capote e Manuel Luís Goucha foram alguns dos primeiros rostos a apresentar este tipo de programas na RTP. Recorde-os na fotogaleria.

Leia também:

«A nossa gastronomia é muito rica para um país pequeno»
A receita de bacalhau com grão em puré do chef Diogo Rocha
A receita de cabrito com marmelo assado do chef Diogo Rocha