Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 12 espaços com comida picante que não vai aguentar

Percorra a fotogaleria para ver alguns dos restaurantes e comidas picantes de Lisboa.
1. Zaafran, Estefânia Há muito para provar neste restaurante indiano, desde as suas chamuças, aos pastéis indianos, pão indiano, várias versões de caril e kebab e muitas opções de marisco e carnes grelhadas. Nos doces, pode escolher uma degustação de três sobremesas indianas por cinco euros.
2. Pistola y Corazón Taqueria, Cais do Sodré Entre as propostas deste mexicano há tacos de guisado com diversas carnes, tacos del asador e tacos vegetarianos, ideais para acompanhar com tequila ou margarita. Também há águas frescas com sabor personalizado. Atenção: só peça os De Chicharrón, torresmos crocantes de barriga de porco, se gostar MESMO de picante.
3. Jesus é Goês, Avenida As influências de Portugal em Goa são também de Goa em Portugal, desde que Jesus abriu o restaurante na Rua de São José, em 2013. Jesus é mesmo goês, tal como anuncia o nome do espaço, e faz questão de honrar a comida goesa com todos os seus reais sabores. É por isso de esperar que os pratos sejam (bem) picante. Nada que impeça a pequena casa de estar quase sempre cheia.
4. Soi, Cais do Sodré O restaurante de street food asiática faz uma viagem pelas ruas mais movimentadas das grandes cidades do continente. E sem poupar no picante. Como é o caso do green thai curry, um caril verde tailandês, que tem o ícone de três malaguetas na carta. O sabor aligeira-se com o arroz que o acompanha e os nacos de peixe. Vale a pena contrariar o picante também do caril matssam, servido com borrego.
5. Cantinho do Aziz, Castelo Cozinha moçambicana com influência indiana, onde também há takeaway e entrega ao domicilio (só no centro de Lisboa). Caril de camarão, frango à zambeziana e o chacuti de cabrito são alguns dos pratos mais populares.
6. Chutnify, Príncipe Real Abriu no ano passado no Príncipe Real, vindo de Berlim, mas com sabores indianos. No Chutnify está quase implícita a existência de uma carta com diferentes pratos picantes. As três malaguetas deixam o alerta nos pratos de Duck Dosa, um crepe salgado feito de lentilhas e arroz e pernas de pato; e na a entrada pani puri, com batata e grão. Há ainda batatas picantes e caril de milho e espinafres, também de deixar a boca quente.
7. Dinastia Tang, Marvila A gastronomia chinesa, mais especificamente a cantonesa, é o pilar deste espaço. Há dim sum, raiz de lótus com mel, línguas de pato, frango à Sichuan ou caranguejo salteado com cebolinho, entre outras opções.
8. Las Ficheras, Cais do Sodré O colorido restaurante junta pratos de várias regiões do México, que pedem partilha à mesa, muitos deles spicy. A Sopa Azteca é um dos pratos mais picantes: é uma sopa de tomate com chilli pasilla e chipotle, frango, tiras de milho, abacate e requeijão. Há ainda uma generosa carta de cocktails, comandada pelas margaritas, adoçadas com agave.
9. Miss Jappa, Príncipe Real A cozinha é comandada pela chef Anna Lins e inspirada pela gastronomia asiática. Há baos, ramens e tártaro, mas o picante no Miss Jappa está mesmo associado a um só prato. Dá pelo nome de roleta russa e é isso mesmo, um prato com seis gunkans, que se pode rodar na mesa. No centro está o copo de sake, destinado a quem comer o gunkan surpresa (com malagueta).
10. Pizaria Tavola Calda, Algés Está longe de ser um restaurante picante, mas merece o destaque neste artigo pela piza Diavolina. O melhor é dividi-la com alguém e pedir outra para acompanhar, sem picante. Se ficar com calor rapidamente, o melhor é beber uma sangria de melão. Refresca e é viciante.
11. Quanjude, Parque das Nações A cadeia chinesa abriu o primeiro restaurante na Europa em novembro, em Lisboa. Aqui, a tradição mantém-se, e com direito a dois chefs dedicados exclusivamente à confeção do Pato à Pequim, processo que se inicia com três dias de antecedência. Há muitos pratos à escolha para os amantes de picante.
12. Kaprixu, Telheiras Este indiano pode não ser muito espaçoso, mas já é um nome conhecido em Telheiras e arredores, também devido aos tipos de caril. Os pratos variam entre cordeiro, frango e camarão, mas a diversidade da carta é evidente. Para adoçar a boca, ou aliviar o palato das especiarias usadas nos pratos, porque não um Mango Kulfi, um gelado indiano de manga?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Como em quase tudo na vida, há quem adore, há quem odeie e há quem goste moderadamente. Uma coisa é certa: vários estudos já vieram reforçar os benefícios da comida picante para uma vida mais saudável, nomeadamente no aceleramento do metabolismo, na ajuda no combate ao cancro, é antioxidante e melhora a digestão, por exemplo.

Uma investigação da universidade Harvard School of Public Health [Escola Harvard de Saúde Pública] concluiu que as pessoas que comem refeições com picante uma ou duas vezes por semana demonstram uma probabilidade de morrer 10% inferior do que aqueles que consumiram o mesmo tipo de alimentos menos do que uma vez.

Claro está, todos estes benefícios estão relacionados com o consumo moderado de picante. Tudo o que é exagerado, já diz o senso comum, não pode ser muito benéfico.

Mas como o limite de picante é relativo de caso para caso e imposto por cada um na sua rotina alimentar, aqui ficam 12 restaurantes da Grande Lisboa conhecidos pela sua comida picante. Normalmente, as pessoas associam o spicy à comida indiana e mexicana, mas o picante também faz parte da gastronomia chinesa e moçambicana, por exemplo. E até de pizarias. Percorra a fotogaleria acima para ver estas sugestões.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Portugal é um dos melhores destinos para lua-de-mel em 2018
Os novos pequenos almoços saudáveis de Lisboa
Pizas grátis distribuídas no Porto esta quarta-feira