Publicidade Continue a leitura a seguir

Há uma nova pizaria em Benfica com forno a lenha

Percorra a fotogaleria para conhecer o novo restaurante, na Calçada do Tojal. (Sara Matos / Global Imagens)
Carmen Trilho sempre foi, a par do marido, uma amante de pizas. Quando foi mãe surgiu a vontade de ter um projeto mais pessoal. (Sara Matos / Global Imagens)
A burrata e a mozarella são feitos por um napolitano que vive no Algarve. (Sara Matos / Global Imagens)
As pizas levam em média três minutos a estar prontas no forno a lenha a 400-450 graus. (Sara Matos / Global Imagens)
Algumas das pizas são só compostas no final - com presunto, salmão fumado, rúcula e queijos mozarela e grana padano - para ganhar outra frescura. (Sara Matos / Global Imagens)
A sala é minimalista, toda em branco, marcada por um móvel vintage e um mapa mundo feito de linha e pregos na parede. (Sara Matos / Global Imagens)
A carta tem quase 30 pizas. (Sara Matos / Global Imagens)
Carmen contou com a ajuda da pizaiola Cíntia Vasconcelos para criar algumas das opções do menu. (Sara Matos / Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A carta tem quase 30 pizas, o que pode causar alguma hesitação perante tantas combinações de sabor, mas na hora de ajudar a decidir Carmen Trilho tem as melhores sugestões na ponta da língua. Na verdade, porque as conhece a todas. Sempre foi, a par do marido, uma amante de pizas. Quando foi mãe e sentiu vontade de ter um projeto «mais pessoal», aquilo que tinha começado como uma «brincadeira» – a ideia de terem uma pizaria própria – deu origem a um plano de negócios. Assim nasceu a La Figata Pizzeria, em Benfica.

«Demorámos um ano à procura do espaço. Queríamos uma zona residencial e afastada do centro», diz, enquanto olha para a sala minimalista, toda em branco, marcada por um móvel vintage e um mapa mundo feito de linha e pregos na parede. Viajados, sim, mas sem experiência propriamente dita no setor da restauração, Carmen – psicóloga infantil de formação com passagem pelo marketing digital – e o marido João, arquiteto, tiveram de se rodear de um conjunto de talentos com ligações a Itália para pôr a cozinha e o menu de pé, com a ajuda também da pizaiola Cíntia Vasconcelos.

«A burrata e a mozarella são feitos por um napolitano que vive no Algarve», conta, «e trabalhamos essencialmente com produtos italianos como os enchidos, a farinha, o tomate», assegura. As pizas levam em média três minutos a estar prontas no forno a lenha a 400-450 graus. Algumas, porém, são apenas compostas no final – com presunto, salmão fumado, rúcula e queijos mozarela e grana padano – para ganhar outra frescura.

Carmen guarda ainda um segredo, o tiramisú, feito sem natas e que sabe como o verdadeiro italiano. Do prato ao copo, há vinho ribatejano e uma aposta nas cervejas artesanais Urbe, criadas por amigos do tempo da escola secundária. Também o limoncello, claro, não podia faltar, sendo feito pelo pai de uma amiga portuguesa casada com um italiano.

Partilhar
Morada
Calçada do Tojal, 100 (Benfica), Lisboa
Telefone
966883074
Horário
De terça a sexta, das 12h00 às 15h00. Sábado e domingo, das 12h30 às 15h30 (almoço). De domingo a quinta, das 19h00 às 22h00. Sextas, sábados e vésperas de feriado até às 22h30
Custo
() 10 euros


GPS
Latitude : 38.7566993
Longitude : -9.204520900000034

 

Leia também:

São Domingos de Benfica: todas as sopas por 6 euros
Benfica tem insufláveis, pista de gelo e escape rooms
As novas e boas pizas artesanais de Benfica junto a um lago