Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um novo paraíso da alheira para conhecer no Porto

Percorra esta fotogaleria para conhecer a nova carta da Tabafeira. Na imagem, a francesinha de alheira picante. Fotografias: Pedro Granadeiro/GI
Uma das novidades da carta é o scottish de alheira, inspirado nos scottish eggs. Aqui, o ovo é envolto numa crosta de alheira picante, cereais e hortelã, e chega com batata-doce e molho agridoce.
A coroa de alheira vegetariana também é dos pratos mais recentes no menu.
Os cachorrinhos de alheira mantêm-se na carta.
A tartelete de alheira e queijo de cabra (à esquerda) transitou da carta anterior. É uma de várias entradas disponíveis.
A francesinha de alheira picante, estreada na carta anterior, tem tido bastante aceitação. É daqueles pratos que parecem estar para ficar.
Ovos mexidos e alheira também integram o menu. O pão vem, igualmente, de Mirandela.
O chef André Azevedo continua empenhado em «mostrar que a alheira não tem de ser um prato pesado e, misturada com sabores mais frescos, pode até ser leve». Sonha, inclusivamente, com novos pratos.
A ementa é a mesma no restaurante original, na rua do Morgado de Mateus, perto do Jardim de São Lázaro, e no que abriu, em junho, diante do Hospital de S. João: a Tabafeira S. João (na fotografia).

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Tabafeira, que baseia as suas propostas na alheira de Mirandela, volta a provar a versatilidade daquele enchido tradicional na nova carta. O chef André Azevedo continua empenhado em «mostrar que a alheira não tem de ser um prato pesado e, misturada com sabores mais frescos, pode até ser leve».

André sonha, inclusivamente, com os pratos. Acorda de noite para tomar notas e, no dia seguinte, fecha-se na cozinha. «Muitas receitas resultam.» Foi o caso do scottish de alheira, uma das novidades do menu, inspirada nos scottish eggs, sendo que o ovo é envolto numa crosta de alheira picante, cereais e hortelã, e chega com batata-doce e molho agridoce.

Das novidades também fazem parte o strudel de alheira e a coroa de alheira vegetariana (além da alheira, feita de espargos, pão e cogumelos, contém massa folhada, molho de pimentos, vinho e café, entre outros ingredientes). O chef resgatou ainda algumas sugestões aconchegantes de cartas anteriores, como a açorda de alheira ou o empadão de alheira vegetariana, e manteve a francesinha de alheira picante.

Agora, os pratos são servidos no restaurante original, na rua do Morgado de Mateus, perto do Jardim de São Lázaro, e no que abriu, em junho, diante do Hospital de S. João. Chama-se Tabafeira S. João e nele André tem como sócios Pedro Monteiro e Sérgio Brandão, ambos ligados à área da decoração. Os olhos, já se sabe, também comem.

O resistente

O prato que deu nome à casa, a alheira à Tabafeira, nunca saiu da ementa. Inclui alheira de caça (de Mirandela), presunto, ananás, queijo parmesão e ainda salada.

Partilhar
Morada
Rua Amândio Galhano, 41 (Asprela), Porto
Telefone
223171083
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h30; sexta, até às 23h30; sábado, das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30. Encerra ao domingo.
Custo
(€) Preço médio: 13 euros

Website

GPS
Latitude : 41.18337289999999
Longitude : -8.599325700000009

Leia também:

6 bares para se estar à lareira no Porto e arredores
Há uma nova francesinha de alheira no Porto
8 vinhos perfeitos para acompanhar com enchidos