Publicidade Continue a leitura a seguir

Há comida do mundo e panquecas no novo Consulado do Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer o novo espaço da cidade. (Fotografias: Artur Machado/Global Imagens)
Abriu em dezembro, na esquina da rua de Cedofeita com a dos Bragas, a nova cafetaria de Inês Gomes e Ângelo Oliveira, a mesma dupla que deu vida à famosa casa de panquecas.
Quatro anos depois do sucesso d’O Diplomata uma viagem a Marrocos inspirou o novo projeto, há muito desejado. «Foi uma viagem para parar e pensar no que podíamos fazer mais», conta Inês.
Na decoração predominam os verdes, nos azulejos e plantas que pontuam a ampla sala, ainda adornada com belos candeeiros a pender do teto. É exceção o pequeno recanto inspirado nos ares marroquinos, da paredes alaranjadas, e a mobília de tons terrosos.
A aventura começa na ementa, encadernada como se fosse um diário de bordo, onde figuram petiscos com influências do mundo, para partilhar nas longas mesas.
Para um almoço ou lanche reforçado, há espaço na carta para tacos, bagels, saladas criativas e um reforço dos rostis (que já existiam n’O Diplomata). Todos eles com opção vegetariana.
Este é assumidamente um espaço mais de petiscos salgados, mas guarda também um recanto para as especialidades, caso das panquecas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Abriu em dezembro, na esquina da rua de Cedofeita com a dos Bragas, a nova cafetaria de Inês Gomes e Ângelo Oliveira, a mesma dupla que deu vida à famosa casa de panquecas. Quatro anos depois do sucesso d’O Diplomata uma viagem a Marrocos inspirou o novo projeto, há muito desejado. «Foi uma viagem para parar e pensar no que podíamos fazer mais», conta Inês. Quiseram criar um espaço maior, para explorar outras opções na carta, sem descurar, claro está, as panquecas que n´O Consulado seguem a mesma receita da primeira casa. Em boa verdade, os dois são «primos afastados» que se complementam. Um é mais de doces e o outro mais de salgados. «O Diplomata é o romântico, este é o aventureiro», assume Inês.

A aventura começa na ementa, encadernada como se fosse um diário de bordo, onde figuram petiscos com influências do mundo, para partilhar nas longas mesas. É o caso das tábuas de vegetais, hummus e queijo, ou da pastilla de frango, um prato típico marroquino, feito com massa folhada e recheio de carne e condimentos, uma homenagem ao lugar que inspirou O Consulado, e que o casal não quis deixar de fora.

Para um almoço ou lanche reforçado, há ainda espaço na carta para tacos, bagels, saladas criativas e um reforço dos rostis (que já existiam n’O Diplomata). Todos eles com opção vegetariana, como os tacos de pepino, abacate e grão de bico, que partilha o protagonismo com sugestões para outros gostos e dietas, que vão mudando sazonalmente. Destaca-se a salada que junta caril de lulas, manga, rúcula e arroz selvagem, ou ainda o bagel de rosbife e queijo de cabra e o rosti de tártaro de salmão braseado.

Este é assumidamente um espaço mais de petiscos salgados, mas guarda também um recanto para as especialidades que, além das panquecas, dão fama ao “irmão” O Diplomata, caso dos menus de brunch, os batidos e as smoothie bowls. Nestes pratos, Inês quis jogar com as cores e por isso há opções como a taça Blue Mermaid, de spirulina azul com banana, ananás e leite de soja, que é um regalo para os olhos.

Na decoração predominam os verdes, nos azulejos e plantas que pontuam a ampla sala, ainda adornada com belos candeeiros a pender do teto. É exceção o pequeno recanto inspirado nos ares marroquinos, da paredes alaranjadas, e a mobília de tons terrosos. O lugar ideal para ficar de corpo e alma consolados.

Cocktails e vinho
O Consulado é também o primo crescido noutra vertente, já que, ao contrário d’O Diplomata, onde álcool só se encontra na cerveja e nas mimosas, aqui há ainda lugar para os cocktails, o vinho e a sangria, para acompanhar a refeição ou a happy hour, que se prolonga até às 22h00.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Leves e fofas: Onde comer boas panquecas no Porto
Panquecas, tostas e ovos no novo café saudável do Porto
Panquecas, english muffins e sangria no novo brunch do Porto