Publicidade Continue a leitura a seguir

Comida de rua asiática e autêntica no Cais do Sodré

Publicidade Continue a leitura a seguir

O colorido papel de parede e as luzes neón mostram que a decoração se mantém, mas os cheiros que se espalham pela sala do Soi, que chegou ao Cais do Sodré há ano e meio, são novos. A comida de rua asiática continua a ser a espinha dorsal da nova carta de Maurício Vale, mas agora apresenta-se «mais focada», explica o chef.

«Mudámos 60% da carta para a tornar ainda mais autêntica e fiél ao que se come em qualquer grande rua das capitais asiáticas», acrescenta o responsável. A paixão pela gastronomia oriental vem de longe, em específico pelas propostas de street food. «É perfeita. Rápida de fazer, de baixo custo e rica em sabor», conta o chef, que já estudou e estagiou em alguns territórios asiáticos como Tailândia e Vietname.

No Soi, onde tudo é feito de raiz – desde pastas a caldos -, há novas propostas a vapor, na grelha, fritas, para além dos caldos e dos caris. É neste último campo que chega uma das novidades, o Jungle Curry. Trata-se de um saboroso caril vegano, muito comum nas montanhas tailandesas, que inclui cogumelos shiitake, milho baby, framboesa desidratada e leite de coco.

Tanto neste como nos restantes pratos, o jogo de equilíbrios está sempre, entre o crocante e o suave, ou entre a frescura e o picante. Como provam, também, os guoi chan, uns rolinhos vietnamitas de massa de arroz recheados com salmão curado, pó de hortelã e coentros desidratados. Acompanha com maionese de chilli fumado.

Já o Porco Pok Pok «leva-nos até à China autêntica». A pele vem estaladiça, quando a barriga sai do forno, e leva por cima um creme de goiabada e lima. O porco também serve de base para um dos baos, mas o novo é de atum grelhado com maionese de chilli. Nos caldos, o ramen deixou a carta, mas o tom yum continua. Nova também é a laksa, uma sopa típica da Malásia com noodles frescos, camarão e mexilhão, e com um caldo feito à base de curcuma.

A viagem até à Ásia não fica completa sem um cocktail, clássicos ou de autor, com e sem álcool. Uma dica? O tradicional e refrescante Mai Thai, com rum branco e negro, xarope de amêndoa, licor de laranja e sumo de lima. À tarde, há boas notícias: entre as 16h00 e as 19h00, pode beber dois cocktails pelo preço de um.

 

Partilhar
Morada
Rua da Moeda, 1C, Cais do Sodré, Lisboa
Telefone
912895391
Horário
Das 12h00 às 23h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 25 euros.


GPS
Latitude : 38.7076822
Longitude : -9.147253200000023

 

Leia também:

5 sopas asiáticas a não perder em Lisboa
Soão: Ano do Porco traz novidades à taberna asiática
Tudo sobre o food court asiático do Martim Moniz