Publicidade Continue a leitura a seguir

Blue Bistrot, em Lisboa, renova espaço e reinventa a cozinha portuguesa

A carta do Blue Bistrot tem agora novas entradas, pratos principais e sobremesas. (Fotografia de Hayley Kelsing)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem entra hoje no Blue Bistrot repara, certamente, nas diferenças. Depois de ter estado encerrado durante o mês de janeiro para obras de remodelação, o restaurante do The Vintage Hotel, entre o Rato e a Avenida da Liberdade, reabriu com um novo aspeto, ainda que tenha mantido a mesma paleta de tons marítimos em branco e azul. O grande destaque vai para um enorme sofá de dupla face, ondulante, que divide agora a sala ao meio, coroado com peças de cerâmica com formas marinhas e por candeeiros brancos suspensos no teto.

O objetivo foi tornar o espaço mais confortável e acolhedor para os clientes, explicou a relações-públicas do hotel à “Evasões”. Relativamente ao menu, coube ao chef João Silva, de 39 anos, a tarefa de o atualizar. “Houve uma mudança no espaço, mas ao nível do menu nós mantivemos a nossa reinvenção da cozinha portuguesa, [de forma a apresentarmos] uma cozinha despretensiosa, em que o sabor é muito importante, para que as pessoas estejam confortáveis e possam passar aqui um bom momento”, comentou o profissional.

(Fotografia de Hayley Kelsing)

(Fotografia de Hayley Kelsing)

Renovada das entradas às sobremesas, a carta inclui agora, nas primeiras, creme de abóbora assada com coco e gengibre acompanhado com pão de centeio de fermentação natural; salada de burrata e quinoa com legumes assados, manteiga de amêndoa e vinagre de figo; e rissóis de bacalhau e amêijoa, com molho aioli de pimento assado. À exceção do camarão picante salteado, que transitou do menu interior, o queijo de ovelha gratinado com flocos de chili, mel e noz pecan e os tacos de peixe-espada com pickles, coentros e lima são também novidade.

Dando continuidade à “reinvenção” da cozinha portuguesa, seja através do próprio receituário, seja através dos produtos, o chef João Silva introduziu, nos pratos principais, um pernil de porco cozinhado a baixa temperatura, durante 48 horas. A carne é acompanhada por arroz de forno, que em vez de levar rodelas de cenoura por cima leva puré e é finalizado com linguiça de porco preto. Novos são também o risotto de cogumelos, abóbora assada e ovo escalfado (vegetariano) e o orecchiette com pesto de manjericão vegana, bimis e caju tostado.

Quem não dispensar uma sobremesa pode agora escolher entre um cheesecake de abóbora e frutos secos e um crumble vegano de maçã e canela. Fora do horário das refeições (o almoço é servido das 12h30 às 15h e o jantar das 19h às 22h30), os hóspedes e visitantes externos ao hotel podem visitar o terraço do hotel. Já no Hangout Bar, uma sala com lareira, há cocktails com música. A animação acontece das 18h30 às 20h30 nos dias 19 de março (banda Vintage Trio), 21 (banda Racorr Duo), 26 (DJ Higor) e 28 de março (DJ Tiago Tocha).