Publicidade Continue a leitura a seguir

A receita com queijo de cabra do chef Bertílio Gomes

Veja mais imagens da receita desta semana do chef Bertílio Gomes percorrendo esta fotogaleria.
São precisos dois queijos de cabra de Granja para esta receita de 4 pessoas.
Limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel, sem molhar, saltear em azeite em lume brando, temperar de sal e tomilho. Envolver os marmelos em papel de alumínio e levar ao forno durante 30 minutos a 180° C, deixar arrefecer e cortar em laminas, corar numa frigideira antiaderente com um pouco de mel.
Cortar o pão de forma de alfarroba finamente no sentido do comprimento, de forma a obter quatro lâminas de 7 cm x 15 cm, colocar ½ queijo por lâmina.
Juntar de seguida os cogumelos salteados e enrolar em forma de cannelloni. Levar ao forno a 170° C para que o pão toste e o queijo fique fundido.
Acompanhar o queijo de cabra com o marmelo e uma salada de agrião temperada com azeite, flor de sal e umas gotas de limão.
O resultado final da receita do chef Bertílio Gomes. Atenção: pode utilizar outro tipo de pão que não o de alfarroba.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Queijo de cabra da Granja com pão de alfarroba e cogumelos, marmelos assados

(4 pessoas)

Ingredientes
. 2 queijos de cabra da Granja dos Moinhos
. 100 g de cogumelos silvestres (cantharellus e trompetas-da-morte)
. ½ pão de forma de alfarroba
. 2 marmelos
. q.b de mel
. ½ dl de azeite
. 200 g de agrião
. q.b de tomilho
. ½ dl de azeite
. 1 limão

Preparação:
Limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel, sem molhar, saltear em azeite em lume brando, temperar de sal e tomilho.
Envolver os marmelos em papel de alumínio e levar ao forno durante 30 minutos a 180° C, deixar arrefecer e cortar em laminas, corar numa frigideira antiaderente com um pouco de mel.

Cortar o pão de forma de alfarroba finamente no sentido do comprimento, de forma a obter quatro lâminas de 7 cm x 15 cm, colocar ½ queijo por lâmina, os cogumelos salteados e enrolar em forma de cannelloni, levar ao forno a 170° C para que o pão toste e o queijo fique fundido. Acompanhar o queijo de cabra com o marmelo e uma salada de agrião temperada com azeite, flor de sal e umas gotas de limão.

Nota: caso não consiga arranjar pão de forma de alfarroba, este pode ser substituído por pão de forma normal.

 

O charme discreto do melhor produto

O ângulo aberto da sustentabilidade abrange todos os intervenientes na cadeia alimentar humana e é, ao mesmo tempo, a garantia de que o mundo que os nossos filhos vão ter é pelo menos tão bom como o nosso. O aspeto do produto está ao rubro e a luta principal está em fazer face às inexoráveis e redutoras multinacionais que se esqueceram exatamente disso. Por outro lado, existe a pressão da produção de cereais, carne e peixe em quantidade suficiente para alimentar o mundo a preços comportáveis. Como o planeta é um só, há evidentemente muito em jogo e chegaremos sem dúvida a uma plataforma estável e positiva. Entretanto, cabe a cada um, no seu dia a dia, fazer as opções certas.

O chef Bertílio Gomes sempre se assumiu como advogado do bom produto biológico, pequenas produções renováveis e sempre o utilizou nos seus pratos. Confia, por isso, nos produtores de postura semelhante, sem contemporizações. Adolfo Henriques é um deles, a amizade entre ambos é já longa e se hoje temos bom queijo de cabra a ele se deve. A proposta desta semana recai na alfarroba, querida do chef algarvio aqui vertida em pão-de-forma, no marmelo que ainda está na sua estação e no queijo de cabra Granja dos Moinhos. Receita simples e particularmente saborosa que todos conseguirão executar. Boas experiências!

 

Leia também:

A receita de ravioli de lebre do chef Bertílio Gomes
Nostalgia saborosa: recordar os primeiros ‘chefs’ da TV
A receita de bacalhau com grão em puré do chef Diogo Rocha